5 dicas para vencer a procrastinação


É incrível como quando você está estudando, uma parede branca parece muito interessante, né? Ou você é daqueles que enrola uma boa hora cheia para começar o trabalho? Pois é, a procrastinação é algo muito comum, e tudo bem se sentir vontade de adiar um pouquinho alguma coisa. Porém, ela pode se tornar um problema a ser vencido, mas calma que com as nossas dicas você chega lá! 

Elimine as distrações

Vai ficar bem mais complicado para se concentrar se você fizer algo importante com o Facebook aberto ou com a televisão ligada, né? Por isso, é fundamental que no momento de trabalho ou de estudos, você se isole das distrações e procure focar só no que precisa fazer. O fato de trabalhar com o computador pode deixar as coisas mais difíceis. Para evitar a perda de atenção, procure não logar em redes sociais pessoais nem deixar o celular por perto, por exemplo. 

Encontre seu ritmo 

Não se force muito a manter-se concentrado por duas horas. Na verdade, ninguém consegue foco total por muito tempo! Procure dar intervalos para tomar uma água ou respirar um pouco ao ar livre, voltando só depois para retomar o ritmo. O importante é achar a quantidade de tempo certa, sem passar muito tempo na mesma coisa, nem minutos demais descansando ao ponto de perder totalmente o foco no que estava fazendo antes. 

Organize a rotina 

Apenas sentar-se na cadeira e começar a estudar um monte de coisa ou a trabalhar desordenadamente pode te desanimar e não ser muito efetivo. Para alcançar a produtividade ideal, é importante que você se organize e estabeleça um planejamento, construindo uma rotina condizente com o seu tempo disponível e seguindo uma linha de trabalho ou de estudos. 

Mantenha o foco 

No começo pode ser bem difícil se acostumar com a rotina de estudos ou de trabalho, mas é preciso seguir firme para construir o hábito. Mantendo-se pronto para iniciar sempre no mesmo horário e evitando ao máximo as interrupções, você consegue tornar a experiência menos complicada, já que estará completamente adaptado ao ritmo.

Fazer o que gosta 

Algumas matérias dos estudos ou funções do trabalho podem não ser exatamente aquilo que você ama. Porém, no geral é possível conseguir fazer rotineiramente o que você gosta; o importante é escolher a profissão e a área do seu interesse. Para isso, procure por cursos profissionalizantes que te trazem conhecimentos fundamentais sobre seu setor.

Capacite-se no INFOR!

Conhecimento transforma o mundo! As formações do INFOR ajudam a impulsionar seu futuro de sucesso. Procure nossa unidade mais próxima e prepare-se para ir além.