Descubra 8 áreas da administração que estão em alta no mercado


Você sabe que há um leque extenso de possibilidades e, hoje, a Administração apresenta na diversidade das suas áreas uma grande oportunidade para aqueles que querem reconhecimento e, claro, salários compatíveis com a atualidade. O administrador é cada vez mais requisitado nas companhias e com isso, desenvolve um trabalho de grande importância.

1. Auditoria

A auditoria nada mais é do que a análise sistemática dos procedimentos da instituição. Aqui, o profissional da Administração tem a obrigação de verificar se os processos estabelecidos pela firma estão sendo cumpridos à risca.
Todos os setores passam por esse exame, sendo responsabilidade do administrador conferir se as atividades desenvolvidas estão de acordo com as regras e objetivos traçados, buscando assim tornar o negócio ainda mais eficiente e eficaz. Uma auditoria de qualidade resulta em uma organização mais rentável e correta com a legislação vigente.

2. Consultoria

O nome já diz quase tudo, não é mesmo? O profissional que optar por seguir esse caminho irá propor as soluções mais adequadas para as empresas ampliarem o seu negócio.
A consultoria, nesse contexto, possibilita que a organização saiba investir apropriadamente os recursos em prol do desenvolvimento dos projetos, gerando uma maximização dos resultados. O administrador exercerá, sobretudo, o papel de criar mecanismos que tornem a empresa mais rentável.

3. Finanças

Essa área completa o tópico anterior, afinal, para tornar a companhia maior e mais rentável é preciso saber gerenciar corretamente as finanças, sendo o administrador a pessoa ideal para realizar tal função.
Questões relacionadas à gestão dos recursos financeiros, incluindo o controle dos incentivos e também dos gastos, são responsabilidade do administrador. Nesse cenário, o profissional terá que atuar como uma espécie de fiscal, responsável por analisar todos os aspectos ligados ao dinheiro da empresa.

4. Marketing nas áreas da Administração

Para tornar uma instituição lucrativa e atrativa no mercado é necessário desenvolver planos bem elaborados, destacando principalmente os diferenciais da marca, certo? E essa é uma das premissas do marketing, que busca criar formas de dar ênfase à empresa adequando os produtos e serviços ao seu público.
Mas engana-se quem pensa que apenas os profissionais da comunicação social estão aptos a desenvolver esse tipo de trabalho. O graduado em Administração pode, sim, atuar neste segmento.
Definido estratégias e metas da firma, ele tem a função de desenvolver uma imagem positiva do empregador no mercado, além de estabelecer o público alvo. O profissional também tem a obrigação de criar métodos para conquistar os clientes e atender as demandas internas do público por meio da elaboração de produtos e serviços específicos.

5. Recursos Humanos

O crescimento da empresa está ligado ao empenho e a competência de toda equipe, concorda? Assim, é fundamental contar com colaboradores que compartilham os valores da organização e, claro, busquem atingir os objetivos estipulados.
Entretanto, conseguir tais profissionais não é uma tarefa fácil. É nesse cenário que entra o RHAtuando diretamente com assuntos ligados a contratação, essa área não só seleciona os candidatos, como realiza o treinamento.

6. Planejamento estratégico

Esse é o termo chave quando o assunto é crescimento. Para obter êxito na expansão dos negócios, é necessário uma dose extra de cuidado e atenção ao planejamento. Portanto, cabe ao administrador elaborar planos detalhados de ação para conquistar as metas estabelecidas.
Vale lembrar que cada setor da empresa necessita de um planejamento específico, que deve especificar os objetivos a curto, médio e longo prazo.

7. Comércio exterior

Já imaginou trabalhar em uma multinacional ou ainda em uma companhia com referência mundial? Esse é o sonho de muitos profissionais, que anseiam por uma vaga de destaque dentro da corporação.
E pode ter certeza que nesse tipo de firma há um lugar reservado para o administrador que almeja atuar na área de Comércio Exterior. Tal profissional ficará encarregado de lidar diretamente com questões que envolvam negociações com empresas do exterior.

8. Logística

O sucesso de uma corporação também depende dos processos internos, que precisam ser analisados e planejados dentro de uma logística própria. Assim, é fundamental criar e administrar todo o fluxo produtivo, que começa pela compra das matérias primas, passando pela sua estocagem e por fim chega ao momento de distribuição do produto. E adivinha qual o profissional que pode exercer esse trabalho? É isso mesmo: o administrador.
Sendo um dos cursos mais diversificados, fato é que existem inúmeras áreas de atuação na Administração. Os setores esportivo, hoteleiro, empresarial, hospitalar e público, por exemplo, são apenas algumas das opções disponíveis no mercado, que cada vez mais precisa de profissionais qualificados.
Entretanto, mesmo sendo um segmento em alta, nota-se que não há proporcionalidade entre o número de profissionais capacitados com a demanda exigida pelo negócio.
Para suprir tal necessidade, os profissionais precisam se atualizar constantemente, buscando mais conhecimento e informação por meio de palestras, fóruns e cursos profissionalizantes.