Como conquistar o respeito no ambiente de trabalho

Ser respeitado no trabalho não influencia apenas no sucesso profissional, também deixa a pessoa mais feliz Para conquistar o respeito, você vai precisar ser produtivo, demonstrar confiança e se relacionar de maneira apropriada com os seus colegas. As recompensas pessoais e profissionais por manter uma conduta adequada no trabalho são enormes.

1
Mostrando sua competência

  1. 1
    Ganhe respeito sendo bom no que faz. O respeito vem da sua boa relação com as pessoas ou da sua competência no trabalho – às vezes as duas coisas. Contudo, no ambiente de trabalho, é mais fácil controlar a sua competência do que o sentimento das pessoas em relação a você. Mostre as suas capacidades e o seu conhecimento para ser respeitado pelos colegas.

  2. 2
    Seja parte da equipe. O respeito às vezes é garantido àqueles que trabalham visando o interesse do grupo como um todo – nesse caso, a própria empresa. Mostre-se uma pessoa responsável e produtiva, e demonstre interesse na performance dos negócios. Ofereça-se para participar de novos projetos, se possível, e nunca deixe um trabalho por fazer.
  3. 3
    Execute o trabalho dentro do prazo. Conclua as tarefas atribuídas a você no prazo determinado. Algumas formas de gerenciar bem o tempo:
    • Cumprir uma rotina.
    • Evitar o perfeccionismo durante as tarefas rotineiras. Se você leva 30 minutos para escrever um dossiê e demora para ler e responder e-mails, você precisa reavaliar as suas prioridades.
    • Resistir à tentação de ser multitarefas. Em vez de tentar fazer tudo, tente manter o foco em uma coisa de cada vez para conseguir produzir mais a longo prazo.
    • Fazer exercícios pela manhã. Se exercitar durante 20 ou 30 minutos de manhã ajuda a manter a concentração e a energia durante o dia inteiro.
    • Anotar coisas importantes. É difícil conseguir lembrar de tudo o que as pessoas falam, e o tempo e a energia que você perde tentando refrescar a memória são valiosos. Anote as informações, tarefas e detalhes mais importantes para poupar tempo e energia.
  4. 4
    Priorize as tarefas quando estiver muito ocupado. Mesmo tendo que cumprir com suas responsabilidades, é possível que você esteja assumindo muita coisa para conseguir realizar todas. Em vez de recusar tarefas, converse com o seu chefe e divida as atribuições com outros colegas de trabalho para concluir tudo.
    • Por exemplo, se você estiver sobrecarregado e o seu supervisor pedir que você faça outra tarefa, você pode dizer “Eu adoraria ajudar, mas preciso terminar as tarefas A, B e C. Alguma recomendação do que deixar em segundo plano?”. Deixe o seu supervisor ajudá-lo a encontrar uma solução.
  5. 5
    Assuma os erros. Até mesmo os funcionários mais competentes cometem falhas de vez em quando. Não culpe os outros, assuma os seus equívocos. Seus colegas vão respeitá-lo ao ver que você se responsabiliza pelos próprios erros.
    • Essas falhas também podem servir como aprendizado. Quando cometer um erro, crie possíveis soluções para evitar que a mesma coisa se repita.
  6. 6
    Evite fofocas. Os escritórios às vezes são fontes de rumores. Resista a tentação de se envolver em uma fofoca ou falar pelas costas de algum colega. Alguém pode ouvir e você pode acabar perdendo a confiança do seu supervisor.
  7. 7
    Não minta sobre suas capacidades. Não exagere ao falar sobre sua formação ou suas competências. Admita abertamente quando tiver algo para aprender e desenvolver mais. Até os funcionários mais competentes precisam fortalecer certas habilidades. É melhor ser honesto do que causar algum problema por conta da inexperiência.
    • Peça ajuda a um mentor ou a um colega para desenvolver uma nova aptidão. Além de aprender algo novo, eles vão se sentir lisonjeados por você considerá-los especialistas no assunto.
  8. 8
    Prepare-se para as reuniões. Esteja preparado e impecável para as reuniões e apresentações importantes. Conheça as terminologias apropriadas, faça uma pesquisa sobre o tema da reunião e pratique a oratória. Se for apresentar slides, reveja o material antes para verificar se há algum erro de conteúdo e ortografia.
  9. 9
    Mantenha a confiança. Não se subestime. Quando você se respeita, os outros o respeitam também. Algumas formas de demonstrar respeito e autoconfiança:
    • Falar claramente, sem murmurar.
    • Manter uma boa postura.
    • Compartilhar experiências e opiniões durante as reuniões.
    • Defender o ponto de vista (de forma profissional e educada).
    • Evitar uma inflexão interrogativa em frases afirmativas.
  10. 10
    Monitore suas conquistas. Não esconda os seus triunfos. Acompanhe as suas conquistas e as metas alcançadas. Mencione-as durante as reuniões de avaliação de performance. Tenha orgulho do que conseguiu fazer com êxito.

2
Cativando os colegas de trabalho

  1. 1
    Mantenha um comportamento agradável para conquistar o respeito. O respeito é proveniente do bom relacionamento com as pessoas ou da sua competência no trabalho, e às vezes é uma combinação dos dois. Nem sempre é fácil ser benquisto num ambiente profissional, mas ainda assim existe a possibilidade de manter algum controle sobre a maneira que as pessoas o veem.
  2. 2
    Seja um exemplo de civilidade. Principalmente se tiver um cargo superior no trabalho, o seu comportamento serve de exemplo para os demais em cargos hierárquicos inferiores ao seu. Você tem o poder de criar um ambiente mais agradável sendo gentil com as pessoas. Nunca grite, xingue ou insulte colegas e funcionários. Seja sempre educado e profissional.
  3. 3
    Respeite as pessoas. Estudos mostram que, ao respeitar os outros, eles se sentem mais inclinados a respeitá-lo também. Não bajule, mas trate as pessoas com empatia e gentileza. Algumas formas de demonstrar respeito:
    • Ouvir as ideias com atenção.
    • Elogiar as pessoas quando elas fazem um bom trabalho.
    • Pedir a opinião dos demais.
    • Ser educado.
    • Demonstrar interesse nas pessoas.
  4. 4
    Não incentive condutas desrepeitosas. Se você for supervisor, pode criar algumas regras para evitar condutas desrespeitosas entre funcionários ou com você. Só contrate funcionários que tenham um histórico de boa conduta no ambiente de trabalho. A criação de regras pode ajudar a desenvolver uma política de respeito na empresa.
  5. 5
    Seja paciente consigo mesmo. Frequentemente as pessoas tímidas e introvertidas não são respeitadas pelos colegas, mas o respeito se desenvolve com o tempo. Na verdade, depois de um tempo, os introvertidos costumam ser mais respeitados do que os extrovertidos. Se você for tímido ou estiver nervoso, tenha paciência e se concentre no trabalho. Deixe que as pessoas desenvolvam respeito por você com o passar do tempo.
  6. 6
    Não obrigue ninguém a respeitá-lo. Os funcionários reagem mais positivamente aos chefes humildes e que mantêm uma postura respeitosa. Aqueles que exigem submissão podem até receber sinais de respeito, mas geralmente o sentimento não é genuíno. Seja sempre humilde e nunca force colegas e funcionários a se comportarem de uma maneira diferente.
  7. 7
    Demonstre seus valores morais. A ética é um dos atributos do respeito. Se você demonstra ser uma pessoa honesta, empática e íntegra, é mais fácil de ser respeitada no ambiente de trabalho. Não tente tirar vantagem em cima dos seus colegas ou da empresa, isso só vai afetar a sua reputação a longo prazo.
  8. 8
    Defenda o seu ponto de vista. Respeito significa ouvir o que o outro tem a dizer, mas não significa que todos tenham que concordar. Compartilhe sua opinião e deixe os outros expressarem as deles. Não se preocupe em concordar com todo mundo e nem que todos concordem com você.
  9. 9
    Esteja ciente das propensões internas. É mais fácil as pessoas respeitarem outras do mesmo grupo do que pessoas de fora. Esse tipo de exclusão pode acontecer por diferenças sexuais, raciais, étnicas, religiosas, de gênero, de nacionalidade, de grupos que falam a mesma língua ou de níveis econômicos. Se não se sentir respeitado no trabalho, mesmo mostrando sua competência e demonstrando cordialidade, é possível que seja por causa de alguma diferença.
    • Se houver algum tipo de preconceito, fale com o responsável pelo departamento de recursos humanos ou com um representante legal. É importante que você seja tratado com justiça e respeito.

3
Preservando a imagem profissional

  1. 1
    Cultive uma aparência profissional. As pessoas reagem bem a quem se mostra saudável e criterioso. Para conquistar o respeito dos demais, trabalhe a imagem de pessoa preparada e de boa conduta, como:
    • Usar trajes limpos e engomados.
    • Manter o cabelo arrumado.
    • Ter um corte de cabelo profissional.
    • Prestar atenção à higiene pessoal.
    • Usar acessórios apropriados.
  2. 2
    Mantendo a privacidade. O respeito geralmente depende da reputação social. Mantenha a barreira entre a sua vida profissional e pessoal para garantir que a sua reputação seja salvaguardada. Resista à tentação de compartilhar tudo sobre a sua vida pessoal ou coisas que aconteçam fora do ambiente de trabalho.
    • Não é necessário, por exemplo, discutir a quantidade de bebida que você tomou no fim de semana.
  3. 3
    Seja profissional nas atividades em grupo. Sair com o pessoal do trabalho pode ser ótimo para socializar, mas essas saídas geralmente envolvem bebidas e outras substâncias. Coma e beba com moderação para manter o profissionalismo. Você pode relaxar um pouco, mas sem perder a noção dos limites. Não beba excessivamente, não toque seus colegas de trabalho de forma inapropriada, não faça fofocas, etc.
  4. 4
    Mantenha o seu local de trabalho limpo e organizado. Conserve o seu escritório e a sua mesa limpos e organizados. A maioria das empresas permite que você adicione detalhes pessoais à sua mesa, mas não bagunce o seu espaço. Seus itens pessoais também precisam ser adequados ao local de trabalho: não leve nada que possa ser interpretado como obsceno, violento, ofensivo ou pouco profissional.

Dicas

  • Se nenhum dos Passos acima derem certo, talvez a culpa não seja sua. Se você for uma pessoa agradável, pontual, confiável, bem-vestida e competente, e ainda assim as pessoas agirem como se não o conhecessem, pode estar acontecendo aí um caso de bullying ou assédio. Pense na possibilidade de ter uma conversa amigável e equilibrada com o seu supervisor para saber a percepção dele sobre a situação.
  • Defenda o seu ponto de vista. As pessoas que tentam tirar vantagem em cima de você vão respeitá-lo mais se você disser um “não” de vez em quando. Seja agradável, mas firme.
  • Seja você mesmo. Conquistar a excelência no trabalho não significa ter que bajular ninguém.

Avisos

  • Assédios e bullying no ambiente de trabalho existem. Se você mantiver uma conduta profissional, mas os seus colegas de trabalho não, é melhor envolver o seu supervisor ou o responsável pelo departamento de RH. Você merece respeito.
  • Racismo, sexismo, homofobia e qualquer outro tipo de preconceito também impedem que as pessoas o respeitem por completo. Se você acha que está sofrendo discriminação, fale com o supervisor ou com o responsável pelo RH. Você também pode falar com um advogado para ver o que pode ser feito em termos legais.