Enem 2018: gabaritos oficiais estão disponíveis


O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado na quarta-feira, 14 de novembro. As respostas das provas aplicadas nos dias 4 e 11 deste mês são apenas para conferência dos estudantes, já que recursos não serão recebidos.
Os estudantes poderão notar que uma questão de Matemática foi anulada. A decisão foi tomada depois que o Inep constatou que o item já tinha sido usado em um Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o que é proibido.
Clique nas cores para fazer o donwload
1º Dia - 4/11Cores dos cadernos
GabaritosAZULAMARELOBRANCOROSALARANJAVERDE
ProvasAZULAMARELOBRANCOROSALARANJAVERDE

2º Dia - 11/11Cores dos cadernos
GabaritosAZULAMARELOCINZAROSALARANJAVERDE
ProvasAZULAMARELOCINZAROSALARANJAVERDE

O caderno laranja é adaptado para braile e ledor, enquanto a prova verde é em LIBRAS. As demais provas são distribuídas aleatoriamente entre os participantes.
O Inep também disponibiliza no site oficial do Enem 2018 as provas Ampliada e Superampliada.

Como calcular minha nota?

As notas das provas objetivas do Enem são calculadas por meio de um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método avalia o padrão dos acertos de cada participante, para determinar se houve chute ou não. Por isso, não é possível o estudante calcular sua pontuação no Enem com base no número de questões acertadas, já que participantes com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes por causa do padrão de respostas.

Como foram as provas do Enem 2018?

O primeiro dia do Enem 2018 foi composto por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 sobre Ciências Humanas e uma Redação com o tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Este domingo foi marcado pela presença de algumas perguntas polêmicas, que despertou a indignação do presidente eleito Jair Bolsonaro.

No segundo dia, os estudantes tiveram que responder 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática. O último domingo contou com a
 prova de Química mais difícil de todas as edições do Enem, segundo professores.
Números do Enem 2018
abstenção do primeiro dia de provas foi a menor do Enem, com ausência de 24,9% dos mais de 5,5 milhões de inscritos. Já o segundo domingo teve 29,2% de faltosos.
O Inep informou que 66 pessoas foram eliminadas do Enem, sendo 64 pelo descumprimento de regras do edital; uma por problema na revista com detector de metais e outra por se recusar a participar da coleta da impressão digital. 
O Enem foi aplicado em 1.725 cidades, contando com 10.718 locais de prova. Estudantes de locais de provas em Franca (SP) e Porto Nacional (TO) não conseguiram concluir o exame no primeiro dia por falta de energia, por isso, eles farão apenas essas provas em 11 de dezembro. 

Quando sairá o resultado do Enem?

O resultado do Enem 2018 sairá em 18 de janeiro de 2019. A pontuação é utilizada por 1.434 Instituições de ensino superior no Brasil por meio de vestibulares, Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Também é possível estudar em Portugal com as notas do Enem.