Como usar o YouTube para ajudar nos estudos


O primeiro esboço do que veio a se tornar a internet que conhecemos hoje foi criado com propósitos puramente acadêmicos, mas a tecnologia se desenvolveu para bem além disso e trouxe avanços em diversas áreas de nossas vidas. A facilidade de disseminação de informações possibilitou a criação de novas formas de negócio, comunicação e até entretenimento.
Mas essa ferramenta maravilhosa não se afastou tanto assim do seu propósito original: a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, o YouTube, possibilitou a criação de um acervo gigantesco de informações compartilhadas.
Consequentemente, pessoas interessadas em aprender conseguem encontrar facilmente vídeos que as ajudam a incrementar seu aprendizado. Pensando nisso, preparamos uma listinha com algumas dicas especiais para você aproveitar ainda mais o serviço. Vamos lá!

Use o YouTube como ferramenta de pesquisa

É quase impossível imaginarmos um ponto de partida melhor do que o Google na hora de fazer uma pesquisa, não é mesmo? A ferramenta é incrível e cumpre muito bem seu propósito, mas está longe de ser a única no mercado.
O YouTube possui o segundo maior mecanismo de busca do mundo, e deixou de ser uma fonte secundária de informações há muito tempo. A popularização e profissionalização dos canais permitiu que criadores da área de educação colocassem todo o seu foco na criação de vídeos e não dependessem de um blog ou portal, por exemplo.
Fazer as mesmas pesquisas que você faria no Google diretamente no YouTube pode trazer resultados surpreendentes. Experimente!

Complemente seu aprendizado em sala de aula com vídeos de reforço

Acompanhar as aulas presenciais pode ser um pouco difícil em alguns momentos. Encontramos matérias com as quais temos mais dificuldades, professores que avançam mais rápido do que gostaríamos e situações que nos deixam mais tímidos do que o normal.
Apoiar-se no material didático para suprir as necessidades que sentimos durante o processo de aprendizagem é sempre uma boa ideia, mas também é possível utilizar o YouTube como um meio complementar. Assistir vídeos sobre um assunto já estudado oferece novos pontos de vista. Dessa maneira, é possível enxergar um tópico de diversos ângulos, ajudando a preencher lacunas e revelar dificuldades.

Explore a área de recomendados

O algoritmo do YouTube foi desenvolvido para estabelecer relações entre vídeos e canais com uma ótima precisão. Portanto, quando estiver fazendo pesquisas sobre algum assunto, experimente dar uma olhadinha nos vídeos sobre o mesmo assunto disponíveis na barra de recomendados. Não é nada incomum achar coisas incríveis por lá!

Vá além do vídeo

Criadores que disponibilizam fontes alternativas nas descrições dos vídeos permitem que você explore assuntos com uma profundidade ainda maior. Não desperdice essa chance! Verifique os links oferecidos e garanta um aprendizado com uma base ainda mais sólida!
Viu só como dá para aprender muita coisa no YouTube? Então que tal aproveitar esse clima de descoberta para conhecer alguns aplicativos que você deveria ter no seu smartphone?