Como lidar com uma frustração profissional


Se você foi demitido ou está se sentindo constantemente insatisfeito com o seu trabalho, pode ser que esteja passando por um momento de frustração. Saiba que sentir-se dessa maneira pode ultrapassar o âmbito profissional e afetar a sua vida como um todo, inclusive a sua saúde. Por isso, listamos algumas dicas para te ajudar a lidar melhor com esse momento tão complicado e sair dele mais forte do que antes.

Identifique os porquês

A sua frustração pode ter várias origens: desde uma insatisfação com o salário, um cansaço excessivo ou uma demissão inesperada até a total desilusão com a profissão. É importante que você identifique o que te deixou frustrado, pois em meio à confusão, você pode confundir os seus sentimentos e não entender exatamente o motivo que provocou isso, tornando a superação ainda mais difícil.

Tente remediar a situação

Após identificar os motivos, tente conversar com os seus superiores sobre o salário, mudar de função ou trocar totalmente de área. Antes de entrar em desespero e jogar tudo para o alto, procure ver se é possível remediar a situação em que você se encontra. Saiba que, às vezes, a solução é mais simples do que se imagina, e uma conversa franca ou uma reflexão pessoal pode resolver tudo.

Aprenda que frustrar-se no trabalho é algo normal

Sentir-se frustrado não é coisa de outro mundo. Até as pessoas que obtiveram sucesso profissional na vida já se encontraram nessas condições em alguns momentos pelo caminho. Portanto, não ache que esse é o fim de tudo e a sua situação nunca irá se resolver. Ao invés disso, aceite que tudo que aconteceu faz parte da caminhada e que você não está passando por nada diferente dos outros.

Acredite em você mesmo

Durante o período de frustração, você tende a desacreditar de si mesmo e se diminuir pessoal e intelectualmente. Não deixe de confiar no seu potencial e ter em mente tudo aquilo que você pode conquistar. Além disso, não se culpe excessivamente, já que situações ruins realmente acontecem e não foram necessariamente causadas por você. Reserve um tempo para que consiga processar mentalmente seus sentimentos e faça uma autoanálise para encontrar as melhores soluções para sair dessa fase ruim.

Busque ajuda profissional

Se as frustrações profissionais estiverem tomando mais tempo da sua vida do que deveriam e sendo prejudiciais à sua saúde, talvez seja a hora de buscar ajuda profissional. Entenda que esses momentos difíceis são normais, porém, quando há uma excessiva dificuldade de lidar com eles, prejudicando o funcionamento da sua mente e do seu corpo, o melhor é procurar um médico que possa te orientar. Saiba que conversar com alguém capacitado a te ouvir deixará os problemas mais possíveis de se enfrentar.

Recomece

Por fim, se as soluções encontradas pelos seus momentos de análise e reflexão apontarem para um caminho de mudanças, não tenha medo disso. Saiba que se você acredita que o melhor é recomeçar em outro emprego ou até mesmo em outra profissão, vá fundo sem hesitar. Considere que ficar infeliz na situação em que você está não é a melhor ideia e pode ter consequências graves até para sua saúde. Se você se vê realizado em outro lugar, vá, mesmo que o caminho lhe dê medo e insegurança.
O portal do EducaJovem está aqui para te ajudar até nos momentos mais difíceis. Por isso, continue acompanhando os nossos conteúdos e aprendendo com as nossas dicas! Veja abaixo mais um post de que você também pode gostar: