Seu ano profissional foi satisfatório?

Seu ano profissional foi satisfatório?
Final de ano é ideal para pensar em tudo o que aconteceu durante o ano e analisar as escolhas e as decisões feitas. Uma análise muito produtiva, que deve ser feita por todos que estão inseridos no mercado de trabalho, é sobre o rendimento profissional, se ele foi ou não satisfatório. Pensando nisso, reunimos alguns pontos em que você deve pensar para chegar a uma conclusão.

Suas metas e objetivos foram concluídos?

Muitas pessoas gostam de traçar metas e objetivos para conseguir visualizar mais claramente aonde querem chegar e os caminhos que devem ser trilhados para isso. Sendo assim é super importante analisar se o que você se propôs a cumprir durante o ano foi realmente realizado.
Claro que todos estão sujeitos a fatores externos, como uma demissão ou a estagnação do mercado econômico, mas é fundamental fazer uma autocrítica nos assuntos que competem ao profissional. Caso algo não tenha saído conforme o planejado, reveja o seu grau de exigência e o ajuste o que for necessário para o próximo ano.

Como foram os feedbacks?

As grandes empresas têm adotado a ideia de passar feedbacks para os colaboradoresao longo do ano, para que eles possam saber se estão cumprindo com o planejado e se algo pode ser melhorado. Se a empresa em que você trabalha não costuma ter esta prática, pergunte ao seu chefe ou gestor como eles avaliam seu desempenho ao longo do ano.

Saiba o que esperavam de você

Muito ligado ao item anterior, é importante que você saiba o que a empresa esperava de você, e o que você foi capaz de entregar. Muitas vezes, pode acontecer de uma pessoa estar satisfeita com seu desempenho, mas não ter suprido as necessidades da empresa; portanto é saudável, para os dois lados, que as relações e cobranças sejam claras e objetivas.
Essas dicas são alguns dos meios que você pode utilizar para analisar o quão produtivo você foi em sua empresa. Use o resultado da análise para elaborar suas metas e objetivos para o próximo ano.
Confira no nosso blog outros textos sobre organização pessoal que vão te ajudar no mercado de trabalho.