Enem 2019: gabaritos oficiais estão disponíveis

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 13 de novembro, o gabarito oficial e os cadernos de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
Com o gabarito oficial os estudantes podem conferir seus acertos na prova, mas não é possível apresentar recursos contra as questões. Os gabaritos são divididos pela cor da prova.
Primeiro dia Enem 2019 (3/11)
PROVASGABARITOS
PROVA AZULGABARITO 1
PROVA AMARELAGABARITO 2
PROVA BRANCAGABARITO 3
PROVA ROSAGABARITO 4
PROVA LARANJAGABARITO 9
PROVA VERDEGABARITO 10

Segundo dia Enem 2019 (10/11)
PROVASGABARITOS
PROVA AMARELAGABARITO 5
PROVA CINZAGABARITO 6
PROVA AZULGABARITO 7
PROVA ROSAGABARITO 8
PROVA LARANJAGABARITO 11
PROVA VERDEGABARITO 12

Como calcular as notas do Enem?

As provas do Enem são corrigidas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, não é possível calcular a nota do Enem com base no número de acertos. A TRI cria uma base de dados a partir dos erros e acertos dos estudantes e, com essas informações, consegue classificar o grau de dificuldade de cada questão. Por isso, as notas das questões variam em cada uma das edições do Enem e só depois da leitura de todos os cartões-resposta é possível estabelecer uma média.
No caso da redação, os critérios de correção são diferentes. As redações são corrigidas por dois corretores, que dão nota de 0 a 200 em cinco competências para compor a nota final. As competências exigidas pelo Inep são as seguintes:
1) Domínio da norma-padrão da língua escrita;
2) Compreensão do tema;
3) Organização das informações e argumentos;
4) Correta aplicação da lógica;
5) Apresentar uma proposta de intervenção para o problema.

Reaplicação das Provas

Até o dia 18 de novembro os participantes que se sentiram prejudicados por problemas logísticos na aplicação das provas podem solicitar a reaplicação. O recurso é oferecido para quem teve problemas com desastres naturais, falta de energia elétrica, estrutura imprópria para a prova ou erro em procedimento do aplicador que tenha prejudicado a prova. O pedido será avaliado pela Comissão de Demandas do Inep. Quem tiver o pedido atendido deverá fazer as provas nos dias 10 e 11 de dezembro.

Resultado do Enem 2019

O resultado do Enem 2019 será divulgado em janeiro de 2020, mas o Inep ainda não estabeleceu uma data. Nos anos anteriores, o resultado foi divulgado na segunda quinzena de janeiro para estudantes que já concluíram o Ensino Médio. No caso dos treineiros, as notas devem ser disponibilizadas em março, assim como o espelho das redações.

Como foram as provas do Enem 2019

As provas do Enem 2019 foram aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país e teve o menor índice de abstenção da história. Dos 5.095.388 inscritos, 23,06% (1.174.750) se ausentaram no primeiro domingo e 27,19% (1.385.579) não comparecem no segundo dia. Este ano, 747 participantes foram eliminados das provas por descumprimento das regras.
No primeiro dia os participantes responderam as 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e produziram a redação com o tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
Já no segundo dia os estudantes passaram pelas 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).
Foi registrado no primeiro dia o vazamento de uma foto da redação do Enem nas redes sociais poucos minutos após o início de aplicação do exame e. no segundo dia. fotos da prova foram divulgadas às 16h30, sendo que os candidatos só poderiam se ausentar dos locais de aplicação com a prova após as 18h. Nos dois casos, o Ministério da Educação (MEC) informou que não houve prejuízo na aplicação das provas e que a Polícia Federal está investigando os fatos.