Como se candidatar a empregos em outras cidades


Em algum momento da sua trajetória profissional, pode acontecer de você ver uma grande oportunidade em outra cidade e precisar se mudar. O processo é complexo, mas não dá para deixar que as coisas boas passem assim, né? Portanto, separamos algumas dicas fundamentais para te ajudar a buscar empregos em um município diferente do seu. Confira!

Busque sites e grupos de empregos

Os seus contatos podem te indicar para vagas de emprego - amigos ou colegas de trabalho que passam para você uma oportunidade relevante para sua trajetória profissional, por exemplo. Além disso, as redes sociais e os sites especializados podem ser importantes fontes de consulta para buscar boas opções de cargos que se encaixem com suas pretensões para a carreira.

Faça um bom currículo

A chance de o empregador não conhecer os lugares onde você trabalhou é bem grande, principalmente se você vier de uma cidade pequena ou muito distante. Logo, o ideal é que você escreva bem e em poucas palavras os trabalhos realizados em cada uma das empresas que compõem sua trajetória de experiências profissionais.

Faça uma carta de apresentação

Ao ver que você é oriundo de outra cidade, o recrutador pode deixar o seu currículo de lado, pensando que se candidatou apenas por fazê-lo. Para evitar esse problema, pode ser necessário redigir uma carta de apresentação, mesmo que sejam poucas palavras, no corpo do e-mail. Fale sobre a sua disponibilidade para se mudar e coloque-se à disposição para ir o mais rápido possível.

Use a tecnologia

A tecnologia pode te ajudar a otimizar o tempo; portanto, proponha a realização das primeiras entrevistas por chamadas de vídeo pelo Google Hangouts ou pelo Skype, por exemplo. Porém, ao mesmo tempo, pode ser que o recrutador prefira conversar pessoalmente e você precise se planejar para se dirigir à nova cidade mais cedo do que imaginou.

Pesquise bastante

Mudar de cidade é um movimento complexo que exige muita preparação. É fundamental definir muito bem o que fará no novo destino e se planejar financeiramente para aguentar a mudança. Busque indicações e pesquise sobre os melhores bairros para morar, tentando achar um lugar que fique próximo do emprego, de preferência.