Concurso público vale a pena?


Estudar para um concurso público exige dedicação, esforço e foco para conquistar a aprovação. Por ser uma tarefa desafiadora, muitos profissionais questionam se esse é de fato um caminho que vale a pena. Se você já se questionou sobre essa possibilidade, este texto vai te ajudar a esclarecer os pontos positivos e negativos que essa escolha pode trazer para sua carreira. Confira!

Melhores salários

A carreira pública oferece de fato uma segurança financeira maior para os profissionais. Os ganhos variam entre 20% e 25% a mais quando comparados às remunerações dos mesmos cargos no mercado privado. Além disso, as remunerações para cargos públicos são fixadas pela lei responsável pela criação de cada carreira - e o valor pode ser revisado ou alterado também de acordo com as indicações do texto legal.
Entre outros diferenciais dessa carreira, está a possibilidade de não depender de qualquer tipo de indicação profissional para conquistar o cargo que você deseja. No caso dos concursos públicos, a única forma de contratação é a partir de um bom desempenho na prova.

Concursos públicos exigem resiliência

Apesar da estabilidade que oferecem aos profissionais, os concursos públicos não são sinônimos de emprego imediato. Em carreiras privadas, um colaborador é contratado com base em seu currículo repleto de conquistas já alcançadas e, ao longo da sua vivência profissional, irá se destacar, aperfeiçoar suas habilidades e alcançar novos cargos gradualmente.
Por outro lado, quando se tratam das carreiras públicas, um colaborador só é contratado quando se demonstrar de fato apto para um patamar específico. Até lá, não se sabe quantos meses de preparação serão necessários ou se o edital para a vaga almejada será aberto em breve. Por isso, o candidato deve estar pronto para enfrentar as dificuldades, a demora e as possíveis frustrações da reprovação.

Requer estudo e dedicação

Não há um dado formal sobre qual é a média de tempo que os candidatos precisam se dedicar para alcançar a aprovação em um concurso. Entretanto, acredita-se que é de seis meses a um ano para concursos de nível médio, e mais de um ano para os cargos que exigem formação superior completa.
Portanto, independentemente de qual seja a instituição e o cargo escolhido, é fundamental ter em mente que será necessário estudar todos os dias. A dica é organizar um cronograma de estudos para ajudar na revisão dos temas e conhecer também algumas técnicas para memorização de conteúdo.

Cursinhos preparatórios podem ajudar

Para alcançar a aprovação, você também deverá incorporar os cursinhos preparatórios à sua rotina de estudos. É possível encontrar instituições que oferecem a preparação com conteúdos especialmente elaborados para a prova, já selecionados com base nos temas cobrados frequentemente. Nesse caso, cabe ao candidato escolher o formato que se adequa melhor às suas necessidades.
Os cursos presenciais são boas opções para quem não tem uma grande facilidade em organizar a rotina e precisa de uma forcinha para se comprometer com os estudos. Já os cursos on-line oferecem maior flexibilidade de horário e material digital para complementar as revisões. Devido à facilidade para organizar a sua rotina de estudos, esse curso é ideal para quem tem o dia a dia corrido, mas não quer deixar os estudos passarem em branco. Não deixe de pesquisar sobre as opções e entender qual poderá ajudá-lo.

A escolha do cargo é importante

Se você vai prestar um concurso público, é fundamental estar atento aos editais antigos para conhecer as atribuições do cargo que você almeja.
Nas empresas do setor privado, o profissional encara um ambiente competitivo e avança na carreira, experimentando novos cargos e até mesmo novas áreas. No entanto, essa dinâmica não é comum entre os cargos públicos. O candidato aprovado seguirá no mesmo cargo pelo tempo que desejar, sem a opção de flexibilidade ou mudanças de atribuições.
Isso significa que você só poderá sair de uma posição determinada se pedir demissão, for demitido, ou prestar outro concurso. Dessa forma, escolha uma instituição empregadora do seu interesse e também um cargo que lhe desperta o entusiasmo.

Afinal, vale a pena fazer concurso público?

A verdade é que não há uma resposta certa ou errada para essa questão. Nesse caso, o profissional deve parar para refletir sobre os objetivos que almeja para sua carreira, sua realidade financeira e se há tempo em sua rotina diária para se dedicar aos estudos e exercícios.
Trabalhar como funcionário público tem suas vantagens e desvantagens, assim como na experiência dos colaboradores que atuam na iniciativa privada. Portanto, não deixe de refletir sobre qual abordagem se encaixa com o seu perfil e seus sonhos.