O que é melhor? Ser empregado ou empreendedor?

O questionamento “é melhor ser empregado ou empreendedor?” assola a cabeça de muitos profissionais, principalmente os que estão em início de carreira. De maneira prática, é difícil afirmar que uma das opções é “melhor” que a outra, já que a afirmação envolve um juízo de valor muito próprio. Há casos de sucesso protagonizados por bons funcionários e há histórias de grandes empreendedores mundo afora.
Para tentar te ajudar a se decidir, separamos os pontos fortes e os pontos negativos de cada uma das opções profissionais. Após verificar as descrições de cada uma, faça uma autoanálise, coloque no papel os objetivos para sua carreira e veja qual escolha melhor se encaixa com eles.  

Carreira como empreendedor

Seguir os rumos do empreendedorismo traz algumas vantagens profissionais, como:

Trabalhar em algo que é seu

Ao ser o dono do próprio negócio, você cria uma relação mais direta entre “muito trabalho” e “mais dinheiro”, já que os lucros irão para o seu bolso e de outros proprietários - caso haja sócios e investidores, por exemplo. Assim, trabalhar para o desenvolvimento de algo de sua propriedade pode te impelir a dar tudo de si no dia a dia, ficar até mais tarde, ir para a empresa aos finais de semana e não tirar férias por um longo período.

Desenvolver um projeto e colocar um sonho em prática

Além de apenas celulares e computadores, a Apple vende um ideal de uso da tecnologia. Antes da Ford, a maioria das pessoas não fazia ideia de que poderia haver um meio de transporte bem mais rápido do que as carroças. Esses e outros exemplos ilustram como uma empresa pode não ser apenas uma fonte de renda, mas também a expressão da ideia de seus donos, transformando-se em algo com o poder de mudar a vida de muita gente!

Trabalhar em diferentes áreas

Dependendo da evolução do empreendedor e de suas habilidades profissionais, é possível expandir os negócios e investir em diferentes setores. Assim, o gestor se coloca constantemente em busca de novos desafios, procurando empregar sua competência em áreas distintas do mercado.
Ao mesmo tempo que traz benefícios, a carreira de empreendedor também oferece algumas dificuldades, como:

Insegurança

O profissional autônomo não possui a garantia do salário fixo caindo na conta no quinto dia útil do mês. Além disso, não recebe o amparo de alguns pontos da legislação trabalhista - como fundo de garantia e férias previstas em carteira. Os grandes lucros podem não aparecer da noite para o dia, levando um longo tempo para superar os investimentos e gerar uma certa estabilidade para o empreendedor.

Decisões complicadas e riscos altos

A rotina de qualquer trabalhador envolve a resolução de problemas e a tomada de decisões. Porém, quando se é o dono da empresa, cada escolha se torna um pouco mais pesada, já que os erros podem influenciar decisivamente o rumo dos negócios. Portanto, o gestor precisa se preparar para lidar com a tensão contínua e aprender a controlar os riscos de maneira efetiva.

Carreira como empregado

Por sua vez, seguir a carreira de empregado apresenta suas vantagens, como:

Segurança

Um dos fatores que podem ser levados em conta na decisão por ser um empregado é que um trabalho fixo traz uma certa segurança. Ao ser registrado legalmente, o trabalhador é amparado por leis trabalhistas, como carga horária máxima, piso salarial da categoria, seguro, décimo terceiro salário e férias anuais de 30 dias.

Fazer parte de um projeto  

Não são apenas os proprietários da empresa que devem sentir empolgação com o trabalho! Quando você se sente confortável em um local que engaja os trabalhadores, se torna mais capaz de gostar do próprio ofício e contribuir para o desenvolvimento de uma marca em que você acredita.

Envolvimento menor com a empresa

É comum ouvir histórias de empreendedores que tinham rotinas de 16 horas de trabalho, principalmente no início da trajetória no mundo dos negócios! Quando se é funcionário, a obrigação acaba sendo menor, e você cumpre as horas que estão no seu contrato. Além disso, é mais fácil se “desligar” da empresa, não levando o trabalho para casa.

Facilidade em trocar de emprego

Se você é funcionário do local e não está satisfeito ou recebeu uma proposta melhor, o fim do seu vínculo se restringe a uma conversa com os responsáveis. O mesmo acontece quando você pretende buscar outras ambições profissionais.
Mas leve em conta alguns pontos negativos de ser funcionário, como:

Instabilidade

Uma contratação fixa de fato fornece um amparo maior da legislação com direitos trabalhistas, mas não blinda o funcionário. Seja por erros individuais, seja por crises financeiras, o emprego pode entrar em risco de uma hora para outra.

Menor rendimento

O trabalhador recebe um salário mensal estipulado pela empresa. Com o passar do tempo ou com o aumento da produtividade, é possível receber mais. Porém, a relação não é tão direta como quando você é o dono do negócio! Por mais que a empresa prospere e gere lucros, você dificilmente receberá um pagamento equivalente.

Uma decisão não exclui a outra

Ao escolher seguir a carreira de empregado, você não está excluindo a oportunidade de se tornar empreendedor no futuro! Há diversas histórias de gestores que iniciaram seus empreendimentos enquanto trabalhavam em outros empregos. Além do mais, as experiências como contratado podem te ajudar muito na hora de abrir a sua empresa.
Ao mesmo passo, as primeiras tentativas de negócios podem não dar certo, fazendo com que o profissional tenha que procurar um emprego. Ainda assim é possível se colocar bem no mercado e utilizar os conhecimentos obtidos em gestão para conquistar um bom cargo.
Independentemente da área escolhida, o importante é que você se prepare! Para isso, nós temos alguns cursos fundamentais para quem pretende ser patrão ou para quem quer ser funcionário.