A oratória envolve as habilidades de falar em público. Porém, o significado do termo não se restringe apenas a grandes audiências, mas também trata da capacidade de se expressar de maneira concisa e direta até mesmo em conversas particulares. Essa competência é um grande diferencial no mercado de trabalho, trazendo benefícios que vão ajudar muito a alavancar sua carreira, como os que listamos a seguir.
Conseguir “vender o seu peixe”
Em algum contexto você terá que falar sobre si próprio, principalmente durante entrevistas de emprego. São momentos difíceis em que é preciso construir uma fala que não pareça egocêntrica e exagerada. As habilidades em oratória te ajudam a soar natural, transmitindo um discurso autêntico e sincero em que você consegue realmente descrever um pouco mais da sua personalidade.
Transmitir suas ideias com clareza
No dia a dia do trabalho, você passa por diversas ocasiões em que precisa expor suas ideias, como apresentações de projetos e reuniões de pauta. No mundo da publicidade e do marketing, isso é ainda mais frequente. Se você consegue explicar com clareza tudo o que está pensando, pode inspirar outras pessoas a seguir seus planos e contribuir bastante para o desenvolvimento da empresa.
Mediar conflitos
O embate de ideias - que é algo normal e benéfico para o ambiente de trabalho - pode gerar conflitos - o que não é mais tão vantajoso. A capacidade da oratória pode te ajudar a resolver o problema, visto que ela não trata apenas da eloquência na fala, mas também da habilidade de argumentar de maneira lógica e paciente.
Inspirar confiança
Um bom discurso ou uma apresentação de ideias clara e coesa são capazes de ganhar a confiança das pessoas. É muito mais fácil ser ouvido e ganhar atenção quando seu discurso inteiro está bem construído e faz total sentido para quem o escuta. Isso é algo muito importante para sua vida profissional, principalmente quando você ocupa posições de gerência.
Passar credibilidade
Uma fala calma e segura também transmite credibilidade, transparecendo para os outros que você está tratando de um tema com propriedade. Com isso, as pessoas te darão mais crédito, algo fundamental para o mundo dos negócios, onde a postura do profissional é decisiva para o fechamento dos contratos.
Ensinar os outros
É comum que você tenha que ajudar algum colega com tarefas, passando instruções - principalmente para quem acabou de chegar na empresa. Com a capacidade de oratória você consegue ser mais explicativo e não parecer “superior” à pessoa, ganhando também a confiança dela. Se você realmente gostar disso, ainda pode se tornar um profissional de carreira, ministrando palestras e dando treinamentos no futuro, por exemplo.
Expandir o networking
A boa oratória contribui para te tornar uma pessoa amistosa, que consegue se relacionar bem com os outros e criar laços. As pessoas gostam de estabelecer contato com alguém que sabe falar e se posicionar de maneira lógica e respeitada. Assim, você consegue ampliar consideravelmente seu networking e abrir espaço para novas oportunidades de emprego.