Os 10 principais passos para tirar sua ideia de negócio do papel


Você teve uma ideia genial e não quer deixar de colocá-la em prática ou sempre teve o sonho de empreender, mas tem dúvidas sobre como começar? Não deixe essa vontade apenas no papel e planeje-se agora mesmo! Aprenda como tornar seu negócio uma realidade com estes 10 passos:

Identifique os interessados

O primeiro passo para tirar sua ideia do papel é identificar quais são os interessados no seu negócio. Primeiramente faça uma análise de quem serão seus clientes: qual a idade deles, o que buscam e do que gostam, por exemplo. Depois defina quais serão as empresas, pessoas ou órgãos governamentais que poderão ser atingidos pelo seu negócio e como poderão também afetá-lo.

Defina os requisitos

Após ter identificado o que irá influenciar o seu negócio e quem ou o que ele irá afetar, siga para a definição de requisitos. Isso quer dizer o que essas pessoas ou órgãos irão querer ou precisar depois de terem sido afetadas. Assim que finalizar essa etapa, descubra quais tipos de autorizações você deverá obter para poder dar início ao seu negócio.

Forme um bom time

Por trás de todo bom negócio está um time competente. Nesta fase, procure por pessoas próximas ou em eventos da área do seu negócio com habilidades complementares que poderão trazer o fôlego necessário para sua empresa decolar. Crie essa equipe tendo em mente que uma startup precisa ter no mínimo 4 competências definidas: gestão, tecnologia, operações e vendas.

Anote as datas

Sempre que surgir a necessidade de providenciar alguma documentação ou serviço, anote as datas em algum lugar que você veja sempre, para não acontecer de se esquecer e acabar se prejudicando. Não deixe de anotar também o valor que precisará ser pago nessas datas e documentações.

Distribua as tarefas

Antes de tornar seu plano de negócios uma realidade, você precisará definir as tarefas que deverão ser realizadas em cada etapa da empresa e quem estará responsável pela execução delas. Divida uma atividade em outras menores e defina as pessoas encarregadas.

Mantenha a qualidade

Procure prezar sempre pela qualidade do produto. Para isso, coloque-se no lugar de um cliente em potencial e se pergunte se você compraria seu produto se a qualidade final fosse essa que anunciou. Se não, o que poderia mudar? Invista em qualidade.

Marque reuniões

Apesar do pouco tempo que possa restar, não deixe de marcar reuniões para se manter informado a respeito do andamento das atividades e sobre o que seus funcionários e sócios estão pensando. Isso pode evitar problemas futuros com seu negócio e render boas opiniões e sugestões de seu time para melhorá-lo.

Desenvolva seu plano de negócios

Para dar início, calcule o quanto você precisará investir, em quanto tempo e com qual fluxo. Veja também todos os riscos envolvidos no negócio e o quanto precisará desembolsar para arcar com eles. E por fim, se ainda seguir com seu negócio, em quanto tempo receberá retorno financeiro.

Pense em alternativas

Uma das mais importantes ações a serem realizadas é tentar prevenir qualquer problema que poderia surgir mais tarde. Isso quer dizer pensar em rotas alternativas que você poderá seguir caso a principal falhe, preferencialmente sem que seja preciso investir mais dinheiro.

Defina seu ponto comercial

Verifique se na sua cidade é permitido comercializar seu produto. Se sim, você deverá definir seu ponto comercial, isto é, onde seus clientes poderão te encontrar. Ele poderá ser on-line, em lojas de varejo, pequenas ou grandes, de atacado, entre outros.
Se depois desta matéria você se animou e quer aprender a ter ainda mais sucesso com seu negócio, não deixe de conferir nosso post com 7 cursos que vão te ajudar a empreender.