Enem 2018: tema da redação foi sobre manipulação de usuários da internet


O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Além da produção textual, os inscritos tiveram das 13h30 às 19h (horário de Brasília) para a realização das questões de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos neste domingo, 4 de novembro, primeiro dia do exame.
Os participantes tiveram que fazer um texto dissertativo-argumentativo a partir da coletânea de apoio fornecida pelo Inep. As regras para a redação incluíram mínimo de sete e máximo de 30 linhas, desenvolvimento do tema dentro das cinco competências definidas pelo instituto e uma proposta de intervenção, ou seja, resolução para o problema como conclusão da redação.
Os temas da redação do Enem costumam abordar problemas sociais ou ambientais. Nesta edição de 2018, o Inep escolheu um tema atual, de relevância nacional e internacional, presente no cotidiano dos usuários de internet.
Confira abaixo os temas das redações do Enem a partir de sua reformulação:
Enem 2009: O indivíduo frente à ética nacional
Enem 2010: O trabalho na construção da dignidade humana
Enem 2011:  Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado
Enem 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
Enem 2013:  Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Enem 2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
Enem 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
Enem 2016: 1ª aplicação - Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e 2ª aplicação - Caminhos para combater o racismo no Brasil
Enem 2017: Desafios para formação educacional de surdos no Brasil