5 livros para vestibulandos lerem nas férias


Alguns vestibulares cobram a leitura de obras literárias nas provas de literatura. Geralmente, a organização dos processos seletivos escolhe livros famosos de autores brasileiros renomados, como Machado de Assis e Guimarães Rosa
Para quem vai prestar vestibular em 2018, uma boa maneira de descansar e estudar nas férias é ler obras cuja leitura já foi exigida ou livros que foram escolhidos para caírem nos próximos vestibulares de universidades importantes, entre as quais Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 
O EducaJovem listou cinco obras fundamentais da literatura brasileira que vão cair nos próximos vestibulares. Confira!

1- 50 Contos - Machado de Assis

Livros de Machado de Assis costumam
cair em vestibulares
É comum que os vestibulares trabalhem com um dos contos. “O Espelho”, por exemplo, vai cair no vestibular 2019 da Unicamp. A compilação, feita pelo autor John Gledson, reúne contos famosos e outros desconhecidos na ordem em que eles foram publicados. 
Veja abaixo sobre o que falam alguns dos principais contos:
O espelho: o texto apresenta como personagem central o alferes Jacobina, o qual passa por uma crise de identidade, pois não reconhece o seu “antigo eu” antes de chegar a essa posição. Este conto de Machado de Assis retrata que o homem tem duas almas, sendo uma que olha de dentro pra fora e outra que olha de fora pra dentro.
O alienista: um dos contos mais conhecidos de Machado de Assis. Ele relata a história do médico Simão Bacamarte que constrói um asilo para abrigar e, com isso, estudar a mente de vários loucos que encontra pela cidade. 
A cartomante: também é um dos contos que têm destaque nos vestibulares. O texto aborda a traição da esposa do personagem principal, Camilo. Desconfiado, ele resolve consultar uma cartomante. 
Iracema é um dos livros mais
famosos de José de Alencar

2- Iracema - José de Alencar

O autor José de Alencar também é figura fácil na lista de autores cujas obras literárias são cobradas em vestibulares. Em 2019, Iracema cairá no da (Fuvest), que organiza a seleção da USP. Em 2018, foi abordado no da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. 
Iracema apresenta com detalhes a história de amor entre Martim, um branco português colonizador, e a Iracema, uma índia, no início de 1600 na região que, no futuro, seria o estado do Ceará. 
Na obra está presente a famosa descrição de Iracema como sendo a “virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira”.   

3 - O cortiço - Aluísio Azevedo 

O Cortiço será cobrado do Vestibular 2019
da Fuvest

A mais famosa obra de Aluísio Azevedo caiu no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2018. Já neste ano será cobrada no vestibular 2019 da Fuvest. 
O livro mostra a história de personagens que moram no cortiço, entre os quais João Romão, o dono do local, Miranda, o vizinho, Jerônimo, o empregado do Romão, e Rita, a amante dele. 
Considerado um dos romances da estética realista-naturalista, o Cortiço mostra a decadência dos personagens, os quais se veem envolvidos em situações de mentiras, falta de escrúpulos, traições, crimes, explorações, pobreza, entre outras.

4- A hora da estrela - Clarice Lispector 

Clarice Lispector é uma das maiores
escritoras brasileiras
Vários vestibulares já abordaram livros de Clarice Lispector, uma das maiores escritoras que o Brasil já teve. Só no ano passado, a obra A hora da Estrela foi cobrada em provas da Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da UFRGS.
Ambientada no Rio de Janeiro, a história tem como personagem a alagoana Macabéa, que se mudou criança para a cidade maravilhosa. O romance foca na vida humilde da nordestina, que carece de brilho. Depois de perder o namorado para outra mulher, que tinha os atributos que lhe faltavam, entre eles, sensualidade, Macabéa vai a uma cartomante, a qual vislumbra um futuro glorioso para ela. O resultado é surpreendente.

5- Sagarana - Guimarães Rosa 

Livro cairá nos vestibulares 2019
da Fuvest e Unicamp
Outro renomado escritor brasileiro, Guimarães Rosa tem lugar cativo nos vestibulares do País. Neste ano, o livro Sagarana será cobrado em dois dos principais: o da Fuvest e da Unicamp. Em 2017, caiu no processo seletivo da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). 
O livro é uma coletânea de nove contos cujas histórias se passam no interior de Minas Gerais. Os “causos” mostram detalhes e características da cultura e do ambiente mineiro. Veja abaixo sobre o que falam três contos:
O burrinho pedrês: mostra a história de um burro idoso e experiente que é escalado para levar uma boiada. Durante o trajeto, são relatados causos, como o de Silvino, que quer matar o vaqueiro Badu, por ter perdido a namorada para ele.
A volta do marido pródigo: mesmo casado com Maria Rita, Laio tem como sonho morar no Rio de Janeiro. Ele resolve se aventurar na cidade maravilhosa e gozar a vida boêmia que tanto quis. Ao retornar à sua cidade, Laio encontra sua esposa casada com outro e resolve reconquistá-la.
Duelo: relata a história de vingança de Cassiano, o qual viu seu irmão ser morto por Turíbio. Amigo de Cassiano, Timpim Vinte-e-um consegue vingar o amigo ao matar Turíbio.