Como ser produtivo trabalhando em casa?


Ter o escritório montado em casa significa ter vários benefícios: liberdade de horário, de vestimenta e de local. Não é difícil encontrar pessoas que queiram seguir esse padrão de vida, mas ele também tem alguns pontos negativos. A produtividade é algo que precisa ser trabalhado para que a eficiência seja garantida. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você manter seu rendimento mesmo trabalhando de casa.

Estabeleça uma rotina

Mesmo que trabalhar em home office possibilite uma maior flexibilidade de horário, definir o horário em que você iniciará o trabalho faz com que o seu cérebro entenda melhor o que deve desempenhar naquele momento. Além disso, ao ter horários definidos, é possível programar todas as outras atividades de acordo com as suas necessidades do trabalho, sem que nada seja prejudicado.

Saiba a hora de parar

O seu trabalho é em casa, mas você precisa saber separar as suas obrigações do seu tempo de serviço. Quando você se mantém muito tempo em uma mesma função, o cérebro perde o foco, trazendo consequências para o seu desempenho profissional. Não trabalhar em um ambiente corporativo influencia na noção de tempo, então fica fácil se dedicar a horas de trabalho sem ao menos notar. Por isso, policie-se para que haja um horário de descanso.

Defina seu local de trabalho

Estar em casa é sinônimo de conforto, e isso significa não precisar se arrumar ou se locomover, mas isso pode também te impedir de realizar as atividades necessárias. Lembre-se de que você está trabalhando! Estar confortável é fundamental, mas cuidado para não se render à preguiça e, consequentemente, afetar a produtividade. Escolha um local que não seja usado para descanso, mas que possibilite o conforto e a disposição suficientes.

Cuidado com as distrações

Não sair de casa para trabalhar pode ser maravilhoso, mas é mais fácil distrair-se. A evolução de deixar as distrações de lado acontece aos poucos: no começo pode ser difícil de lidar, mas com o decorrer do tempo, torna-se um hábito. Seja verdadeiro consigo mesmo e avalie quais são as principais distrações presentes na sua casa. Assim que as identificar, garanta que o local que você escolheu para o seu trabalho esteja longe delas.

Tenha metas diárias

Mesmo que você não esteja dentro de um ambiente corporativo, é importante agir como se estivesse. A partir do momento em que metas diárias são estabelecidas, a vontade de batê-las também cresce. A ausência de cobrança pode ser uma grande aliada da procrastinação, então defina o que você precisa fazer e quanto tempo deve levar para cada tarefa, sempre evoluindo no seu esforço e respeitando seus horários de pausa.
O tempo de trabalho precisa ser muito bem organizado para que problemas como improdutividade não façam parte do tempo dedicado a tal atividade. Gostou das dicas? Então acompanhe nosso portal e veja dicas que preparamos semanalmente para você.