8 livros essenciais para quem sonha em ter uma empresa de sucesso


Empreender é um processo que exige esforço. Não é fácil tirar uma ideia do papel e torná-la sinônimo de sucesso tão rapidamente. É preciso avaliar as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas do projeto para que sejam traçadas as estratégias corretas. Quer realizar o sonho de ter uma empresa de sucesso? Confira 8 livros que vão te ajudar:

Do chão ao topo - 2017

Autor: Rogério Gabriel e Joaquim Castanheira
O dono da maior rede de ensino profissionalizante do país conta a verdade sobre empreender: nem sempre a primeira tentativa é sinônimo de sucesso. O livro conta como Rogério Gabriel se reergueu após perder sua loja de produtos de informática com diversas filiais no estado, construindo a grande marca que tem hoje: a MoveEdu. Além de ser uma história excelente para aprender sobre o mundo real do empreendedorismo, é também uma fonte de inspiração para quem está começando agora.

A Escola dos Deuses: Formação dos Líderes da Nova Economia - 2012

Autor: Elio D’anna
O sonho é a base para qualquer negócio nascer. O livro aborda como deixar de lado as ideias comuns, a mecânica repetitiva do mundo globalizado e o comodismo para erguer a sua marca dos sonhos. Não é fácil tirar do papel todo o planejamento e ideais que foram traçados para a empresa, mas é possível. Esse livro mostra para os empreendedores que é viável mudar as coisas por meio do ato de empreender.

Ganhando Mais: Como Criar Valor para Você e Sua Empresa - 2003

Autor: Ian Brooks
Valor ao seu funcionário: hábito que parece simples, mas que pode ser a chave para o sucesso do seu negócio. O livro mostra o quanto o valor focado no consumidor é apenas um passo para alcançar o êxito da marca e do empreendedor. As noções de gestão que são abordadas neste livro são essenciais para quem quer entender desde a raiz dos problemas e soluções das empresas.

O Dilema da Inovação - 2012

Autor:Clayton Christensen
Abordando a necessidade da novidade no mundo corporativo, o livro mostra como manter a inovação nas empresas, independentemente do porte. O mercado está cheio de estratégias e abordagens comuns, nada que se pense “fora da caixa”. A sede por novidade dos consumidores faz com que as empresas se desatualizem muito rápido, tornando de extrema necessidade manter o foco em como se sobressair nas ideias.

Imagens da Organização - 2002

Autor: Gareth Morgan
Os negócios são como metáforas. As organizações e tudo dentro delas dependem de uma logística incrível para que tudo funcione corretamente. Imagens da Organização mostra como ter perspectivas diferentes para lidar com problemas e soluções é necessário. Este livro é a lembrança do quanto ter visão é fundamental para construir uma marca de sucesso.

O Poder do Hábito - 2012

Autor: Charles Duhhig
Os hábitos podem tanto favorecer quanto prejudicar o rendimento das pessoas, e com as empresas é a mesma coisa. Não há como gerar resultados se a comodidade faz parte da rotina. O livro O Poder do Hábito mostra o quanto as mudanças de atitude influenciam nos efeitos finais das nossas ações. O sonho de ter uma empresa que gere bons resultados é possível de ser realizado, mas para isso é preciso estar disposto a superar os desafios e moldar atitudes para chegar ao esperado.

A Estratégia do Oceano Azul - 2016

Autor: W. Chan Kim e Renée Mauborgne
Um dos maiores desafios empresariais da atualidade é a concorrência. Existem inúmeros negócios que trabalham com o mesmo segmento e com a mesma estratégia, o que torna ainda mais difícil a possibilidade de se sobressair no mercado. A Estratégia do Oceano Azul aborda uma tática de negócios em que o foco é em mercados que ainda são inexplorados ou pelo menos pouco explorados.

Nada Easy - 2017

Autor: Tallis Gomes
Em Nada Easy, o fundador do Easy Taxi conta como fez sua ideia sair do papel e virar uma empresa de porte internacional. É um livro para buscar inspiração para abrir ou continuar um negócio sem que haja desperdício de recursos ou tempo. Tallis mostra que o principal passo para empreender com sucesso é não ter medo de arriscar, errar e fracassar. Todos esses medos são fases que moldam o êxito.