Como desenvolver inteligência emocional para vencer no mercado de trabalho


Alcançar uma carreira de sucesso é o sonho de todos que estão em constante progresso profissional. Por isso, é preciso sempre se capacitar no mercado de trabalho e buscar novas formas de evoluir na área de atuação. Mas o que pode acontecer entre os que estão na frequente corrida pelo sucesso é de focar somente nos requisitos técnicos e se esquecer de desenvolver habilidades extremamente importantes para a rotina de trabalho como a inteligência emocional.
Mas você sabe o que significa ter inteligência emocional e como desenvolvê-la? Para tirar suas dúvidas, o EducaJovem explica hoje tudo que você precisa saber sobre esta prática cada vez mais comum entre os líderes de sucesso. Confira:

O que é inteligência emocional?

É a habilidade de saber compreender e gerenciar situações, tanto própria como de outros ao redor. Ou seja, uma pessoa que possui essas características é capaz de desenvolver um comportamento inteligente e de autocontrole de acordo com cada situação e pessoa que se relaciona.
Isso significa que quem tem um maior controle das emoções, humor e reações diante de situações complexas do dia a dia no trabalho são mais produtivos, motivadores e comprometidos. Mas a inteligência emocional não é necessariamente um dom: é um exercício que pode ser estimulado diariamente.

Como desenvolver a inteligência emocional

Para que você comece a partir de agora a praticar suas melhores habilidades emocionais, siga estas dicas do EducaJovem:

Procure colocar-se no lugar do outro

Desenvolva a capacidade de ouvir as pessoas e entender o que elas precisam no momento. Exercite a capacidade de não se abater com os problemas dos outros, mas sim de entender e saber como ajudar e interagir com a pessoa.  A empatia é uma ótima forma de estreitar relacionamentos profissionais, melhorar a comunicação e conquistar aliados dentro e fora da empresa.

Saiba interpretar as emoções das outras pessoas

Seja observador e trabalhe uma percepção constante de emoções das outras pessoas: repare nas palavras que elas utilizam, assim como gestos corporais. Analisar como as outras pessoas se comportam pode ser útil para direcionar seus objetivos de acordo com o propósito que pretende alcançar.

Motive-se o tempo todo

Foque-se sempre em pequenas metas e objetivos durante o seu dia no trabalho. A capacidade de automotivação é essencial para aqueles que buscam uma carreira de liderança e faz com que sua produtividade aumente cada vez mais.

Entenda seus próprios sentimentos

É importante que você consiga definir o que sente em cada momento e saber a diferença de cada sentimento. Isso torna mais fácil sua capacidade de potencializar as sensações imprescindíveis para o trabalho, assim como reorientar seus sentimentos negativos para os confiantes.

Controle sentimentos prejudiciais

Desenvolva a capacidade de ter controle das emoções intensas. Em situações de estresse, por exemplo, é comum que algumas pessoas adquiram um bloqueio de como resolver o cenário da forma mais sensata. A partir do momento que você se acalmar e controlar a ansiedade, o pensamento ficará mais estratégico e direto.