Dia das Mulheres: documentários sobre mulheres inspiradoras



Você tem o costume de assistir a documentários? Saiba que o conhecimento que eles nos passam sobre algum assunto pode equivaler à leitura de um livro! A maioria deles possui depoimentos e informações que não conseguimos achar em lugar algum. E como o Dia das Mulheres está chegando, para enaltecer a luta feminina por seus direitos, o EducaJovem separou quatro documentários com histórias brilhantes! Confira:

Malala

Se você ainda não conhece a história de Malala Yousafzai, não pode perder esse documentário! Com apenas 13 anos, ela alcançou uma notoriedade mundial ao escrever como era sua vida sob a ocupação militar no Paquistão. Sua reivindicação mais forte era o direito de escolaridade para as meninas.
Em 2012, Malala foi vítima de uma tentativa de assassinato, mas felizmente sobreviveu. Ela se tornou a pessoa mais jovem a ganhar um prêmio Nobel e, com 20 anos, ela dá diversos discursos por todo o mundo.

What happened, Miss Simone?

A música Feeling Good, regravada por vários artistas e famosa em todo o mundo, pertence à voz da incrível Nina Simone, cuja trajetória de vida foi intensamente cheia de histórias. O documentário nos mostra como ela se envolveu com o blues e principalmente sua luta intensa no ativismo pelos direitos civis dos negros. O cenário cultural nos Estados Unidos nos anos 60 foi cheio de movimentos femininos, e podemos entender pelos manuscritos do diário de Nina tudo o que ela sofria na época.

Love, Marilyn

Após 50 anos da morte de Marilyn Monroe, duas caixas com poemas, cartas e seu diário foram encontrados. A partir desses pensamentos anotados, produziram esse documentário em que celebridades interpretam frases escritas por ela e por pessoas que a conheciam. O ícone Marilyn Monroe foi uma personagem criada por uma mulher que, por dentro, não era inteiramente daquela maneira. É muito interessante entender melhor sua história!

Girl Rising

Em 9 países diferentes (Camboja, Nepal, Índia, Egito, Afeganistão, Peru, Serra Leoa e Etiópia), nove garotas são retratadas pelo documentário, que mostra como a educação mudou suas vidas. Ele também fala sobre a escola como um local que quebra o ciclo de pobreza, considerando que a maioria dos lugares de onde elas vêm forçam o casamento arranjado, e lá os direitos civis das mulheres são quase nulos. O documentário visitou essas comunidades para estudar as causas da miséria e propor soluções para os problemas.
Histórias assim, além de darem visibilidade à luta feminina ao longo da história, podem te ensinar muito sobre diversas culturas!

Capacite-se no EducaJovem!

Se você quer começar uma carreira de sucesso, confira nossas áreas profissionais. Dê seus primeiros passos no mercado de trabalho e seja um vencedor com a gente.