Como fazer um bom planejamento financeiro para 2018


Controlar melhor o próprio dinheiro é uma das resoluções de ano novo mais comuns por aí. E para fazer isso, é essencial fazer um bom planejamento financeiro, mas existem pequenos detalhes em que você precisa prestar atenção antes de começar. Nós vamos te ajudar com isso para você iniciar 2018 com tudo na ponta do lápis!

Desenvolva o hábito de registrar suas despesas

Manter um controle preciso das despesas e receitas é algo essencial para quem quer tomar as rédeas das finanças. Somente dessa maneira você conseguirá entender melhor seu custo de vida e quais hábitos você deve mudar.
Existem diversas formas de realizar esse controle preciso. Você pode optar pelo modo mais tradicional, com lápis, papel e calculadora, ou escolher um entre as dezenas de aplicativos de finanças disponíveis nas lojas virtuais. Não importa a técnica escolhida, o importante é criar o hábito de anotar e categorizar absolutamente tudo para conseguir controlar corretamente.

Defina suas prioridades

É sempre interessante analisar suas condições financeiras no começo do ano e criar metas a partir de prioridades que você estabeleceu. Dívidas, aquisições significantes e viagens são coisas que exigem um planejamento cuidadoso para que se encaixem perfeitamente no seu orçamento.
Dividir suas receitas diárias em partições destinadas a áreas específicas é uma boa ideia para manter o controle. Por exemplo, você pode destinar cerca de 10% à educação e especialização de carreira, 20% para o pagamento de dívidas, 30% para poupar para uma viagem de fim de ano e o restante com gastos com alimentação, transporte, entre outros. Por isso, defina quais são suas prioridades e faça um uso consciente do seu dinheiro.

Crie uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem e você precisa estar sempre preparado para lidar com eles. O conhecido “pé de meia” é uma das melhores formas de se lidar com gastos repentinos como carros quebrados, pets doentes, encanamentos furados e muitas outras coisas que ninguém espera.
O valor ideal para uma reserva de emergência gira em torno de 6 meses de salário. Pode parecer muito à primeira vista, mas se você se organizar direitinho e guardar cerca de 20% do seu salário todos os meses, conseguirá alcançar esse objetivo rapidamente.

Não assuma gastos fora do planejamento

Comprar algo caro parcelado, trocar de carro ou realizar uma viagem longa sem nenhum planejamento financeiro não é uma boa ideia. Por mais que sintamos que temos o controle de nossos gastos, é fácil subestimar o valor de uma parcela e acabar se enrolando no futuro. Portanto, nada de assumir novas dívidas sem antes pensar muito bem em como gerenciar tudo isso!
Saber fazer um bom planejamento ainda em janeiro é imprescindível para finalizar seu ano sem débitos. Por isso, não deixe de conferir também nosso post sobre atitudes que você deve ter para atingir seus objetivos em 2018.

Capacite-se com o Instituto EducaJovem!

O EducaJovem ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça nossas áreas profissionais e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo, estamos esperando por você!