7 dicas para driblar a ansiedade antes de uma entrevista de emprego


Antes de fazer uma entrevista de emprego, dá aquele friozinho na barriga e bate o nervosismo, não é mesmo? Para dar fim a essas sensações que a ansiedade dá e que podem afetar o seu desempenho na frente do entrevistador ou nas dinâmicas em grupo, existem alguns truques. Acompanhe este post e confira as dicas que reunimos para você driblar a ansiedade antes da tão esperada entrevista de emprego!

Deduza o questionário

Algumas perguntas são clichês em entrevistas de emprego, como “Por que você tem interesse na vaga?”, “Por que quer trabalhar na empresa?”, “Fale sobre você e sobre as suas experiências.”, “Quais os seus pontos fortes e fracos?”, entre outras. Pensar antecipadamente sobre o que podem te perguntar fará com que você pense nas respostas, assim você ficará mais seguro e evitará que a ansiedade dê aquele “branco” na sua mente. 

Conheça a empresa

Saiba algumas informações da empresa antes da entrevista, como a sua história, o que ela produz, ramos em que atua, ações sociais e prêmios que já ganhou. Com certeza há informações disponíveis na internet ou no próprio site e nas redes sociais da empresa. Se for confortável, comente algo positivo que leu sobre a corporação e demonstre interesse em fazer parte daquilo. 

Treine a entrevista

Depois de pensar nas perguntas e nas respostas, treine a conversa com um amigo ou alguém da família. Converse com a pessoa como se ela fosse o recrutador da empresa em que você fará a entrevista. Observe os pontos que precisam de melhorias, como gestos, fala e outros comportamentos.

Relaxe com alguma atividade

Faça atividades para reduzir a agitação e o nervosismo e focar no que realmente vale a pena. Você pode meditar, praticar ioga, correr, andar de bicicleta… Se você não for muito de exercícios físicos, leia, ouça músicas de que gosta, saia para curtir a natureza. Pensar sobre a entrevista para dar tudo certo é importante, mas sem deixar a sua vida de lado. Relaxe!

Pratique o autoconhecimento

Faça uma lista com o que você acha importante falar sobre si mesmo no dia da entrevista, valorize os seus pontos positivos e suas habilidades, mas seja verdadeiro sobre algo que ainda não sabe ou em que tem dificuldade. Mostre-se disposto a aprender e adquirir conhecimentos nessa oportunidade de emprego. Além disso, você estará sendo sincero consigo mesmo e ficará menos ansioso, já que sabe que possui as características que encaixam com aquela vaga. 

Planeje o dia da entrevista

Pesquise o local em que acontecerá a entrevista e veja quanto tempo você leva para chegar até lá, sempre com uma folga para evitar atrasos por conta de imprevistos, como chuva, trânsito ou se perder. Dessa forma, você não chega desarrumado, estressado e, claro, atrasado! Organize-se para ter um tempo extra após a entrevista também, pois o entrevistador pode atrasar ou a conversa pode ser mais extensa. Assim você não marca compromissos logo após o horário marcado, o que te apressa ou te deixa ansioso sobre um assunto que não tem relação com a entrevista. 

Consuma bebidas e alimentos naturais

É possível controlar a ansiedade consumindo alimentos e bebidas com propriedades que acalmam, compostos de plantas medicinais, por exemplo. Faça um chá de camomila ou erva-cidreira ou consuma alimentos com triptofano, uma substância que auxilia na produção da serotonina, hormônio que dá a sensação de bem-estar, reduz o estresse e evita a insônia. Alguns deles são banana, morango, aveia, arroz, milho, nozes e batata-doce. 
Preparado para fazer entrevistas de emprego depois de ler essas dicas? Com certeza você vai se sair muito bem e conquistará a vaga desejada, partindo para uma carreira de sucesso. Boa sorte!