Enem 2019: cartão com local de prova está disponível


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou o acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 nesta quarta-feira, 16 de outubro, com as informações sobre os locais de prova.
O documento só pode ser acessado pelos participantes e oferece todas as informações necessárias para que os estudantes possam fazer as provas.

Como acessar o cartão e quais informações ele oferece?

Para ter acesso ao cartão, o participante precisa acessar a página do participante no Site do Enem. Este ano o Enem possui uma assistente virtual, a Nanda, que vai perguntar o CPF e, em seguida, a senha* do participante para que ele possa acessar a página.
*(Esqueceu a senha? Veja como recuperar! Se o participante tentar acessar a página e tiver esquecido a senha é possível recuperá-la de duas formas: alterando o e-mail ou pedindo que a senha seja enviada para o e-mail cadastrado. No caso de alteração do e-mail o participante deve responder as perguntas de segurança para confirmar que é o dono do CPF informado.)
O participante também pode optar por acessar o cartão por meio do celular utilizando o aplicativo do Enem, disponível para ser baixado na App Store e no Google Play.
Ao acessar o Cartão de Inscrição o participante poderá conferir as seguintes informações:
- Nome completo
- Número da inscrição
- CPF
- Opção de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol)
- Atendimento especializado e/ou específico (se solicitado)
- Datas e horários das provas
- Local de aplicação do exame
- Número da sala
- Cidade de realização do exame
Cartão Enem 2019
Exemplo de cartão do Enem 2019
Mesmo que não seja obrigatório, o Inep sugere que o participante imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição e leve para facilitar a localização da sala.
O cartão pode ser alterado?
Os locais de prova e a opção de língua estrangeira não podem mais ser alterados pelo participante. A mudança só foi permitida até o fim das inscrições para o exame.
Em caso de erros nas informações o participante deve entrar em contato com o Inep para solucionar o problema antes da aplicação das provas. O telefone de contato do Inep é 0800 616161.

Declaração de Comparecimento

Os participantes que precisarem comprovar a presença no primeiro dia do Enem podem acessar a Declaração de Comparecimento na Página do Participante, a qual deve ser impressa e apresentada ao aplicador de prova. 
Cada dia de prova terá uma Declaração de Comparecimento, sendo a do segundo domingo do Enem prevista para ser liberada em 4 de novembro. 

O que pode ser levado no dia de provas do Enem?

Com os dias de provas se aproximando muitos participantes começam a se perguntar o que pode e o que não pode ser levado para as salas no dia de aplicação do exame. Celulares podem ser levados, mas terão que se desligados e colocados em embalagem que o Inep fornecerá na entrada da sala da prova. Caso o aparelho faça algum som durante o Enem, o participante será eliminado. 
Os participantes terão que permitir a revista de lanches, caso seja necessário. O mesmo vale para artigos religiosos como burca, quipá e outros. Recusar a revista resultará na eliminação do estudante.

Outra medida de segurança inclui o uso de dectores de metais nas portas dos banheiros, sendo necessário que o estudante retire qualquer moeda ou objeto de metal do bolso para que a eliminação seja evitada. A coleta da impressão digital (biometria) também está entre os procedimentos de segurança.
Enem 2019
As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos: 3 e 10 de novembroMais de 5 milhões de estudantes estão inscritos para fazer as provas em 1.728 municípios brasileiros.
Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h e as provas serão aplicadas às 13h30 (horário oficial de Brasília). É importante saber qual o fuso horário do estado onde será feito o exame para saber que horas terá que estar no local.
Nos dois dias de prova os participantes vão ter que responder 180 questões e produzir uma redação. Veja a divisão de conteúdos para cada dia de prova:
  • 1º dia (03/11): 5h30 de duração
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira)
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia)
- Redação
  • 2º dia (10/11): 5h de duração
- 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física)

Gabaritos e Resultado

O Inep vai divulgar os gabaritos oficiais do Enem no dia 13 de novembro. Ainda sem data definida o resultado do Enem 2019 deve ser divulgado em janeiro de 2020 para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio. As notas para os estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio serão informadas somente em março, assim como os espelhos da redação.