Redação nota 1000


Para atingir o nível ideal, a sonhada redação nota 1000, é necessário ter uma série de conhecimentos. Na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 30 linhas, é preciso criar um excelente texto dissertativo-argumentativo. Dominar a língua portuguesa, o tema solicitado e as características do gênero textual são fundamentais para chegar-se à nota máxima.

Redação nota 1000 no Enem

Na redação do Enem, exige-se dos candidatos a composição de um texto dissertativo-argumentativo com proposta de solução. Para compreender como fazer uma produção textual excelente nesse exame, é preciso estar atento, ao menos, para três pontos:
  • Domínio da língua portuguesa, tanto em seus aspectos gramaticais quanto em seus elementos de coesão e coerência;
  • Posse de uma boa bagagem sociocultural, ou seja, de conhecimentos diversificados e de qualidade acerca do tema abordado;
  • Deter clara percepção sobre as características estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Por que é importante tirar uma boa nota na redação do Enem?

A redação tem papel fundamental na prova do Enem. É muito importante tirar uma boa nota nessa área, pois ela representa — para além das particularidades de pesos na nota estabelecidos por cada instituição de ensino — 1000 pontos. Além disso, caso o aluno tire zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio, seu vestibular é considerado anulado, com as notas nas provas objetivas sendo invalidadas.

Exemplos

Veja, a seguir, a redação de Isabel Dória, estudante que tirou nota 1000 no Enem de 2018, cujo tema foi: "Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet".
Em 'O jogo da imitação', o personagem Alan Turing prejudica o avanço da Alemanha nazista quando consegue decifrar os algoritmos correspondentes ao projeto de guerra de Hitler. Diante disso, pode-se observar, desde a segunda metade do século XX, a relevância do conhecimento tecnológico para atingir certos objetivos. Contudo, diferentemente desse contexto, atualmente, utiliza-se, muitas vezes, a tecnologia não para o bem coletivo, como no filme, mas para vantagens individuais, mediante a manipulação de dados de usuários da internet. Destarte, é fundamental analisar as razões que tornam essa problemática uma realidade no mundo contemporâneo.
Em primeiro lugar, cabe abordar a dificuldade de regulação dos sites quanto ao acesso aos dados de quem está inserido no ambiente virtual. Segundo o filósofo Kant, a pessoa é um fim em si mesma, e não um meio de conseguir atingir interesses particulares. Nesse sentido, rompe-se com tal lógica humanista ao verificar-se que, hoje, muitas empresas transformam o consumidor em um instrumento de lucro. Isso ocorre porque os entraves para o controle da manipulação, caracterizados pela dificuldade de identificação dos agentes de tal ação, inviabilizaram a proteção dos usuários, sobretudo nas redes sociais, que são o principal elo de ligação das pessoas com as empresas e suas propagandas publicitárias. Por conseguinte, os indivíduos são bombardeados por anúncios, que contribuirão para traçar perfis individuais, direcionar o consumo e, ainda, influenciar as escolhas e gostos de cada um.
Ademais, outro fator a salientar é a falta de informação no que tange à internet. Com o advento da Terceira Revolução Industrial, nota-se uma população cada vez mais rodeada de tecnologia, porém despreparada para lidar com ela. Percebe-se, em grande parte das instituições de ensino, que a educação é incompleta, visto que, apesar de, desde a infância, ter contato com computadores e celulares, a criança cresce sem saber discernir corretamente quais dados podem ser públicos e como protegê-los de sistemas inteligentes. Logo, é mister providenciar uma reconfiguração no ensino para formar indivíduos conscientes dos riscos que a internet pode oferecer.
Torna-se evidente, portanto, que a manipulação do comportamento do usuário é nociva ao direito dele à privacidade. Assim, cabe ao Executivo combater a manipulação de doados, mediante o investimento no Ministério da Ciência e Tecnologia, que aprimorará a fiscalização dos sistemas virtuais de empresas e desenvolverá um setor de tecnologia da informação, rumo à ampla proteção dos usuários do ambiente cibernético. Outrossim, compete ao Legislativo inserir na grade curricular disciplinas como Informática e Educação Tecnológica, por meio da alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a qual permitirá um suporte de ensino sobre as ameaças aos dados virtuais e sobre como lidar com as redes sociais, a fim de criar uma maior preocupação com a segurança das informações. Dessa forma, será possível construir uma sociedade mais autônoma e menos guiada pelos interesses empresariais.

O texto de Isabel Dória é uma dissertação modelo Enem ideal. Isso, pois, na redação, a autora demonstra ter total domínio da norma-padrão da língua portuguesa, assim como dos mecanismos de coesão e coerência necessários para construir-se um texto claro e lógico.
Além disso, a escritora apresenta ampla bagagem sociocultural ao citar o pensamento de Kant, no primeiro parágrafo argumentativo, e desenvolver uma reflexão sobre a Terceira Revolução Industrial, no segundo argumento. Ainda, vale dizer que a aluna mostra saberes sobre as estruturas do governo brasileiro, ao sugerir soluções que envolvam o Ministério da Ciência e Tecnologia ou ainda o Poder Legislativo.
Por fim, o texto mereceu nota 1000, também, pois corresponde muito bem à estrutura do gênero dissertativo-argumentativo, a saber:
  • apresentação de um ponto de vista ou tese;
  • defesa da tese por meio de argumentos;
  • sugestão de proposta de intervenção prática e detalhada para os problemas discutidos no texto.

Dicas

Vale sempre lembrar, para fazer uma redação nota 1000, é importante:
  • projetar o texto antes de escrever;
  • construir um rascunho;
  • produzir uma versão final revisada posterior ao rascunho;
  • manter atenção redobrada nas regras da gramática;
  • ler sempre que possível para ampliar a bagagem sociocultural;
  • estudar as características do gênero textual que se pretende escrever.
Por Me. Fernando Marinho