Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa 2019 recebe inscrições


A edição de 2019 da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro" está com inscrições abertas até o dia 30 de abril. A participação é gratuita e o cadastro dos estudantes deve ser feito pelos professores. 
A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa é voltada para estudantes de escolas públicas estaduais e municipais, do 5º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio.
A inscrição só pode ser realizada pelos professores se as Secretarias de Educação (municipais ou estaduais) as quais suas escolas se vinculam estejam cadastradas no portal do projeto Escrevendo o Futuro (site de inscrição da Olimpíada).

A Olimpíada

Com o tema "O lugar onde vivo" e tendo como homenageada a escritora Conceição Evaristo, a 6ª edição da Olimpíada contará com cinco gêneros literários a serem trabalhados com os participantes:
  • Poema: 5º ano
  • Memórias Literárias: 6º e 7º anos
  • Crônica: 8º e 9º anos
  • Documentário: 1º e 2º anos do ensino médio
  • Artigo de Opinião: 3º ano do ensino médio
Além dos textos dos estudantes, os professores também produzirão material para a competição: o Relato de Prática. O relato dos educadores terá que descrever as descobertas, aprendizado, dificuldades e desafios do treinamento dos participantes.
A partir da metodologia disponível no portal do projeto Escrevendo o Futuro, sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), os professores farão oficinas de texto com os seus alunos, respeitando os gêneros de cada série escolar. Ao fim das oficinas, as escolas terão que enviar o material produzido para a Comissão Julgadora até 19 de agosto.  

Premiação

As etapas municipais e estaduais selecionarão 569 estudantes e 443 professores semifinalistas. Já a etapa regional contará com cinco encontros (um para cada categoria da competição), fase que selecionará 173 alunos e 135 educadores para a final. 
A final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa está prevista para dezembro, na qual serão anunciados os 32 estudantes vencedores. Os ganhadores da competição serão premiados com viagens culturais e acervo literário para as bibliotecas de suas escolas, enquanto os professores terão imersão pedagógica internacional como premiação.
Mais informações no portal Escrevendo o Futuro.