Enem 2018: confira o resultado


O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi divulgado nesta sexta-feira, 18 de janeiro. A pontuação da maior prova do Brasil está disponível na Página do Participante, por consulta individual. 
O resultado do Enem 2018 foi disponibilizado apenas para quem concluiu o ensino médio até o fim de 2018. Os estudantes dos dois primeiros anos do ensino médio, os chamados treineiros, só terão acesso ao desempenho em março.

Como acessar o resultado do Enem 2018

Os estudantes devem informar CPF e senha para o login na Página do Participante, além de marcar a imagem de segurança solicitada pelo site. Caso tenha esquecido a senha de acesso, siga os passos abaixo para criar uma nova e conferir o resultado do Enem 2018:
1 - Preencha o campo correspondente ao CPF e assinale a figura solicitada na Página do Participante. Após o preenchimento, clique em "Esqueci minha senha". 
2 - Na nova tela, veja se seu e-mail está correto, marque a figura solicitada e clique em "Enviar nova senha por e-mail". 
3 - Pronto! Confira se a senha foi encaminhada para o seu e-mail (veja também a lixeira/caixa de spam). Para mudar a senha, faça o login com a nova senha que você recebeu e escolha uma nova na parte de dados pessoais. 
Se você não tiver acesso ao e-mail cadastrado, é necessário clicar em "Não tenho acesso a este e-mail" para abrir uma página com o número do celular cadastrado, número para onde a nova senha será enviada por SMS. Se o seu número de telefone não é mais o mesmo, clique em "Não tenho acesso a este telefone celular" para ser redirecionado para a página de atualização de dados de contato, na qual deverá assinalar "Salvar novos dados de contato e enviar nova senha".

Como a nota do Enem é calculada

A nota do Enem 2018 é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que define a pontuação de cada questão pelo número de acertos e erros dos participantes. Uma pergunta considerada fácil valerá menos do que uma considerada difícil, sendo que a prova se divide em itens "fáceis", "médios" e "difíceis". Por isso, dois estudantes que acertaram a mesma quantidade de questões não terá a mesma nota. 
A correção da redação do Enem é diferente de muitas provas, já que adota as chamadas competências para a análise do texto. Cada competência vale de 0 a 200, totalizando mil pontos:
Competência 1 - Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
Competência 2 - Compreensão da proposta de redação do Enem;
Competência 3 - Seleção e organização das informações no texto;
Competência 4 - Capacidade de argumentação e demonstração de conhecimento;
Competência 5 - Elaboração de uma solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais, o que o Inep define como proposta de intervenção.
Mesmo não sendo possível calcular a nota do boletim do exame por conta própria, devido aos critérios adotados pelo Inep, o estudante pode calcular a sua média. Alguns programas, processos seletivos e vestibulares via Enem utilizam a média do exame para a classificação ou como pré-requisito de participação dos candidatos.

Como faço para ver a redação?

A imagem digitalizada da redação do Enem 2018, conhecida como "espelho da redação", só será publicada na Página do Participante em 18 de março, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
O espelho da redação do Enem 2018 tem apenas caráter pedagógico, não cabendo recurso contra as notas atribuídas ao texto.

Como usar a nota do Enem 2018

A nota do Enem 2018 é pré-requisito para o ingresso em diversas instituições de ensino superior do país, pontuação também adotada por 37 universidades e institutos de Portugal para a seleção de brasileiros.
  • SiSU: O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 preencherá 235.476 vagas em 129 instituições públicas de ensino superior apenas pelas notas do Enem 2018. As inscrições serão recebidas de 22 a 25 de janeiro, enquanto o resultado sairá no próximo dia 28. A manifestação de interesse pela lista de espera será de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

Simulador do SiSU

O MEC divulgou ontem (17) a criação do Simulador do SiSU 2019. O sistema é um teste para que o estudante saiba quais suas chances de aprovação para o curso escolhido. Para simular o desempenho, o participante terá que informar a nota do Enem 2018 no site e, automaticamente, a média será calculada, já levando em consideração os pesos para cada área do conhecimento.
  • ProUni: O Programa de Universidade Para Todos (ProUni) 2019/1 é a opção para quem deseja uma bolsa de estudos em instituição particular. As inscrições para bolsas de 50% ou 100% serão feitas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro e haverá duas chamadas nos dias 4 e 18 de fevereiro. As manifestações da lista de espera poderão ser feitas nos dias 7 e 8 de março.
     
  • FiesO Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/1 terá inscrições serão de 5 a 12 de fevereiro e o resultado sairá no dia 18 seguinte. O candidato pode usar as notas do Enem de qualquer edição de 2010 a 2018, sendo a média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação, além da oportunidade de escolher a modalidade de financiamento que se encaixa no seu perfil: Fies juros zero (para renda de até 3 salários mínimos por pessoa da família), com 100 mil vagas anuais ou P-Fies (renda de até 5 salários mínimos por pessoa da família e juros definidos pelos bancos).
     
  • Estudar no Exterior: Se seu sonho é estudar no exterior, o Enem pode ser a sua forma de estudar em Portugal. O MEC possui convênio com 37 instituições de ensino portuguesas, as quais usam o exame para selecionar brasileiros. No entanto, a pontuação é para ser aprovado na seleção, não havendo bolsas de estudos. Algumas universidades oferecem descontos para as melhores colocações, mas é preciso conferir nas páginas institucionais se existe tal possibilidade. 

Como foi o Enem 2018

Enem 2018 contou com mais de 5,5 milhões de inscritos, dos quais mais de 4 milhões participaram das provas nos dias 4 e 11 de novembro. O primeiro dia foi composto por 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação com o tema "Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet". Já o segundo trouxe 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.