Como ser o diferencial que o mercado de trabalho procura


Em um mercado de trabalho competitivo em que muitas pessoas disputam a mesma vaga, todos querem ser aquele diferencial que os contratantes tanto procuram. Mas como ser diferente? Nós separamos algumas dicas para te ajudar a se tornar um profissional requisitado para as melhores oportunidades de emprego.

Invista no conhecimento

Especialize-se na área escolhida e corra atrás para aprender o máximo que puder. Antigamente, formar-se em uma universidade era a certeza de uma carreira de sucesso. Hoje isso mudou, e as empresas têm pedido uma formação mais completa e variada, baseada não apenas em uma formação, mas em um conjunto de habilidades.

Seja um profissional multidisciplinar

O mercado procura por profissionais que possuam conhecimento amplo e integrado, saibam um pouquinho de tudo e possam realizar outras funções além daquela para a qual foram contratados. Por isso, invista também em cursos interdisciplinares, como gestão empresarial e auxiliar farmacêutico, por exemplo.

Seja curioso

A curiosidade instiga a investigar e aprender mais, por isso é tão importante sempre manter essa característica na sua personalidade. Encontre assuntos de que você goste e pesquise a fundo para compreendê-los melhor. Seja curioso também no ambiente de trabalho e não se limite a conhecer exclusivamente a sua função. Procure entender como outros setores da empresa funcionam, por exemplo.

Nunca pare de estudar

Procure sempre estar atento às novidades do mercado e do mundo como um todo.  Não pense que por ter conseguido um bom emprego é hora de parar de estudar, pelo contrário! Mantenha-se sempre na ativa e focado em aprender mais e melhorar suas habilidades, mesmo que já tenha alcançado os seus objetivos.

Esteja aberto a mudanças

O mundo tem mudado muito rapidamente nos últimos tempos, principalmente devido aos avanços da tecnologia. Esteja preparado para essas mudanças e disposto a acompanhá-las, já que o mercado de trabalho busca por profissionais que conseguem se adaptar com facilidade a cenários novos.

Faça amizades

Manter boas relações é extremamente importante, afinal, ninguém quer conviver com alguém que tenha um temperamento difícil e instável. Seja sempre amigável e aberto a conversas. Essas atitudes ajudarão as pessoas a gostarem de você e da sua companhia no trabalho.

Trabalhe sua estabilidade emocional

O dia a dia reserva problemas e situações estressantes em que é fácil perder o controle e se deixar levar pelo nervosismo. Não seja assim! Veja este post aqui e trabalhe sua capacidade de manter a calma e raciocinar com a cabeça fria e concentrada.