7 perguntas que você deve fazer antes de aceitar um novo emprego


Ao passar em uma entrevista e conseguir um emprego novo, o sentimento que invade é de uma enorme satisfação. Por isso, se questionar se esse novo emprego é mesmo uma boa opção pode nem passar pela sua cabeça.
Se o candidato vem de um longo período de desemprego ou de alto desgaste no emprego atual, é natural aceitar um emprego sem hesitar. Mas se questionar antes se o novo cargo vale a pena é mais importante do que imaginamos.
Aceitar um emprego errado para você pode ser muito mais prejudicial do que benéfico, mesmo que naquele momento pareça uma boa oportunidade. Para evitar que você aceite um emprego que prejudique a sua estrada profissional, separamos uma lista com 7 perguntas que deverão ser feitas nesse momento de escolha! Confira:

Eu estou disposto a viver essa rotina por um longo período de tempo?

Pensar na localização, no horário e na carga de trabalho é fundamental, já que esses três fatores vão determinar diretamente sua qualidade de vida e seu desgaste diário. Empregos muito longe da sua casa, com longas jornadas ou com horários cedo ou tarde demais podem ser prejudiciais para a sua saúde e o seu bem-estar.

Eu vou ter a oportunidade de crescer profissionalmente?

Mesmo que a projeção de crescimento não seja alta, ela deve existir. Se a empresa mostrar que está preocupada em desenvolver o funcionário, não há motivos para dizer não, mas se ficar claro que você não vai conseguir crescer profissionalmente, é melhor repensar sua decisão.

Como eu me sinto de verdade sobre esse trabalho?

Muitas vezes aceitamos um emprego por conta das outras pessoas, e não por nós mesmos. Se isso acontecer, o emprego é certo para os outros e não para você. Se você sentir que, de alguma maneira, esse não é o emprego certo para você, avalie com cuidado a decisão. Não ignore seus sentimentos: seus instintos são importantes e podem ser decisivos nessa questão.

O novo emprego é alinhado ao meu orçamento?

Uma das perguntas que também deve ser feita é se o seu novo trabalho vai permitir que você tenha os mesmos gastos financeiros. Algumas vezes, mesmo que o salário seja maior, os gastos que você poderá ter com o trabalho também poderão ser maiores. Por isso, coloque todas as informações no papel e tome uma decisão baseada em números.

Esse emprego vai ter os mesmos problemas que o emprego anterior?

Por medo de não conseguir um novo emprego melhor, muitas pessoas aceitam uma vaga que não será muito diferente do emprego anterior. No final, pode ser que você acabe descobrindo que trocou 6 por meia dúzia e volte a buscar um novo trabalho. Para evitar isso, avalie profundamente se esse novo emprego é algo melhor e que vai te trazer mais benefícios, possibilidades e oportunidades quando comparado com a sua situação atual.

Como é o ambiente de trabalho?

O ambiente em que você vai trabalhar todos os dias vai influenciar a forma como você se sente. Por isso, faça uma visita ao seu local de trabalho e veja como é a atmosfera do lugar, tanto física como entre as pessoas que irão trabalhar com você. Isso pode parecer um detalhe, mas você ficará provavelmente por volta de 8 horas diárias lá dentro, e conviver com pessoas ou em um local que não te agrada pode ser muito ruim a médio e longo prazos.

Esse emprego tem os mesmos valores que eu?

Algumas oportunidades podem ser ótimas, mas ao mesmo tempo podem exigir uma posição que não podemos prover. Se o novo emprego não tiver os mesmos valores que você admira e prioriza na sua vida, pode acontecer um conflito de interesses.
Agora que você já sabe o que deve considerar em um novo emprego, fica mais fácil decidir se deve aceitá-lo ou não. Não deixe de conferir também nosso conteúdo com algumas dicas de como deixar as portas abertas após um pedido de demissão.