Como arranjar um novo emprego pelo Linkedin


O Linkedin é conhecido por ser uma rede social de relacionamentos profissionais, em que o foco é unir contatos entre amigos e funcionários de diversas empresas. Porém, além de conectar pessoas que já estão empregadas e ser uma ferramenta de notícias, o Linkedin também é um ótimo mecanismo de busca para vagas de trabalho que estão abertas.
No entanto, algumas pessoas acabam perdendo oportunidades justamente por não saber como otimizar as buscas de acordo com os critérios específicos relacionados às vagas que procuram. Para não perder estas chances tão importantes de crescimento, o EducaJovem vai te dar algumas dicas que podem ser utilizadas no próprio site nas suas pesquisas. Confira

Como começar no Linkedin

Se você ainda não tem um perfil no Linkedin, você deve cadastrar-se para que possa ter acesso às vagas. Na página principal do site há um quadro próprio que você pode completar com seus dados iniciais como nome, sobrenome, e-mail e senha. Depois de fazer o cadastro, começa o preenchimento de suas características e atribuições profissionais, experiências, cursos já realizados na área e contatos.
Lembre-se que o Linkedin funciona como um currículo on-line, então é essencial que seus dados sejam preenchidos com a maior especificidade possível para torná-lo mais valorizado. Não coloque a palavra “desempregado” no perfil, já que não é bem visto por recrutadores. Aposte em uma foto que esteja em contexto de trabalho, ou seja, que faça com que você se destaque. Valorize também os contatos que fez em trabalhos anteriores e lembre-se que as conexões no Linkedin são estritamente profissionais.

Como buscar empregos no Linkedin

Depois de completar seu perfil e entrar na página principal, é a hora de fazer a busca pelas vagas: na aba de cima há a opção “Empregos”. Selecione a seção “Localizar empregos”. É oportuno que você faça uma lista com as palavras-chave relacionadas à sua área, da mais básica até as técnicas, para que a busca resulte em uma extensão maior de cargos relacionados.
Insira os termos desejados e se quiser você também pode usar os filtros disponíveis antes de digitar as palavras-chave da sua busca. Depois que gerar os resultados, você pode refinar ainda mais sua pesquisa, selecionando a busca por localidade para filtrar os empregos disponíveis na sua cidade. Há também a opção “Pesquisa avançada”, que traz alternativas como nível de experiência ou data de postagem da vaga.

Dicas para conquistar uma vaga de emprego no Linkedin

Caso encontre uma vaga interessante mas não seja possível acessá-la no momento, você pode salvá-la para conferir mais tarde na aba “Vagas salvas”. Outra facilidade é em relação ao filtro de pesquisa: para que você não perca tempo colocando todos os filtros a cada vez que for procurar vagas, você pode configurar para que as buscas sejam salvas do modo específico que desejar. Há também a opção de fazer com que as publicações de novas ofertas de emprego relacionados ao seu filtro de pesquisa sejam enviadas  no seu e-mail. Assim, você não precisa realizar a busca todo dia, os resultados chegam no seu e-mail assim que forem postados na rede.
Mas se você já tem uma empresa dos sonhos que deseja trabalhar, o Linkedin te dá a opção de seguir a página da companhia. Por lá, é possível ver as vagas de emprego que estão em aberto, acompanhar as atualizações e notícias relacionadas, além de ver o que os funcionários e outras pessoas têm a dizer sobre a empresa.
Outra particularidade do Linkedin é poder se associar a grupos: participando de grupos ligados à sua área de interesse, suas chances de encontrar uma boa colocação aumentam: há uma aba onde são exibidas todas as vagas postadas por participantes. Também vale criar grupos na sua especialidade ou na sua área de negócio, participar ativamente nas discussões e artigos já existentes em outros grupos e estar sempre atento aos eventos que são postados lá.
Além de manter-se atualizado sobre sua área, você ainda valoriza seu marketing pessoal. Mas fique atento: nunca lance uma discussão nos grupos Linkedin que tenha como objetivo a venda de serviços, você pode ficar mal visto pelos participantes.
Gostou das dicas? Agora é só colocá-las em prática e torcer para que você garanta a sua vaga!
O Instituto EducaJovem quer o seu sucesso, então conheça nossas áreas profissionalizantes que poderão te ajudar a entrar no mercado de trabalho.