
Trabalhar no exterior pode ser um grande atrativo para muitas pessoas, principalmente para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Porém, só a vontade de ir não é suficiente. São necessários vários requisitos para conseguir uma oportunidade. Confira neste texto como se preparar corretamente para concorrer a uma vaga de trabalho internacional.
Pesquise sobre o país
Morar em outro país é completamente diferente de passar uns dias viajando a lazer. Por isso, tenha certeza de qual país você gostaria de morar e pesquise muito sobre como são as coisas por lá, o custo de vida, a cultura, os costumes, a comida, etc. Todas as informações que você puder coletar serão úteis para colocar na balança durante a decisão. O processo de imigração também deve ser analisado nessa hora, já que há diferenças e exigências particulares para cada lugar.
Encontre empresas na sua área
Outra pesquisa fundamental é sobre as empresas que oferecem vagas de trabalho para estrangeiros na sua área. Para determinadas áreas, como a de programação, o número de oportunidades são maiores, então faça uma varredura sobre quais são as suas opções e se você se encaixa no perfil das empresas. Procure saber também como é o mercado de trabalho no país em que você deseja morar, assim você pode ter uma noção geral de como é o funcionamento da vida profissional do lugar.
Deixe seu currículo impecável
Seu currículo é a sua identidade na hora de tentar uma vaga de trabalho, e se você pretende concorrer com pessoas de outros países, ele precisa estar bastante claro e objetivo. Jamais invente informações e, se for possível, coloque um portfólio junto, para que os recrutadores conheçam um pouco mais do seu trabalho. Além disso, é fundamental que você envie uma versão do seu currículo na língua oficial do país ou em inglês.
Vale a pena lembrar que muitas empresas analisam o perfil do candidato no LinkedIn, então mantenha a rede social atualizada e com informações verdadeiras. Lembre-se de deixar as suas informações profissionais em inglês, afinal seu perfil pode ser visto por empresas do mundo inteiro.
Conheça o idioma
Estar numa cultura diferente já é uma barreira natural, e quando não se conhece o idioma nativo, a adaptação pode ser ainda mais difícil. Portanto, aprenda a língua do local, para que as suas chances de conseguir a tão sonhada vaga sejam maiores. Muitas vezes o inglês não é o bastante para se destacar para os recrutadores, então invista no estudo de outras línguas.
DICA EXTRA
Se você estiver decidido a mudar de país para trabalhar, procure conversar com pessoas que já fizeram esse caminho e podem te ajudar a entender melhor como é, na prática, o processo de retirada de visto de trabalho, como é o cotidiano da cidade, quais os problemas que já enfrentou e quais os pontos positivos de morar fora do seu país. Essas conversas são extremamente importantes para que se tenha a real noção do que esperar quando escolher se mudar.
Você tem vontade de conseguir um emprego em outro país? Conte aqui nos comentários para onde você deseja ir! Aproveite e confira outros textos do nosso portal que podem te ajudar nesse processo.