Gabaritos do Encceja 2019 estão disponíveis para consulta


Os gabaritos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 já estão disponíveis para consulta. A prova foi realizada em 25 de agosto e a previsão é de que o resultado seja divulgado em dezembro. 
Dos quase 3 milhões de inscritos no Encceja 2019 (recorde de todas as edições), 1.185.945 fizeram a prova. Apesar de uma abstenção grande, o Ministério da Educação informou que o número de presentes foi 45% superior ao ano passado. 
Provas
O Encceja foi composto por questões objetivas nos dois turnos do domingo (25/08) e uma redação na parte da tarde. 
O tema da redação para o ensino fundamental foi "Novas formas de consumo consciente", enquanto a temática para o ensino médio foi "A organização do tempo e o acesso às redes sociais". 
Resultado
MEC anunciou em 26 de agosto que o resultado do Encceja 2019 será publicado em dezembro. Os participantes têm que tirar 100 pontos em cada prova objetiva e média mínima de 5 pontos na redação para que possam solicitar a certificação. 
Participantes que não alcançarem a pontuação necessária para a certificação e que tiverem o mínimo de pontos em um ou mais provas poderão solicitar a declaração de proficiência para que a disciplina (ou disciplinas) sejam excluídas do próximo Encceja. 
O certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio é expedido pelas Secretarias de Educação e por institutos federais que tenham acordo com o Inep para a certificação. 
Mais informações no site do Encceja.