O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais exigente, por isso é preciso estar atento não só às suas habilidades, mas também às suas atitudes. E para te ajudar a conquistar o sucesso profissional ainda mais rápido, preparamos uma lista especial com alguns tipos de profissional que você definitivamente não pode ser. Vamos lá!
O profissional inflexível
Participar da tomada de decisões de uma equipe deve ser uma tarefa colaborativa, o que requer alguma flexibilidade. Você nem sempre vai concordar com a maioria, mas é preciso estar aberto e entender que as coisas nem sempre caminharão da maneira que esperamos.
O profissional grosseiro
Calma e profissionalismo são duas características essenciais para quem quer se sair melhor no mercado de trabalho. Tratar colegas de forma desrespeitosa ou grosseira é uma atitude bastante prejudicial, tanto para você quanto para a empresa.
O profissional estagnado
A atualização constante é uma das preocupações mais presentes no mercado de trabalho atualmente. O profissional estagnado, que não procura se atualizar e está preso às habilidades que adquiriu há muito tempo, está fadado a encontrar diversas dificuldades ao longo da carreira, desde o baixo rendimento até o desemprego.
O profissional fofoqueiro
O ambiente de trabalho pode gerar diversos conflitos e divergências, mas isso não quer dizer que você deva tratá-lo como um ambiente propício para a fofoca. Espalhar boatos e constrangimentos pode acabar prejudicando muita gente e é extremamente malvisto por empregadores.
O profissional que demora para responder
Os recursos eletrônicos facilitam nossa comunicação, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Demorar ou deixar de responder e-mails, mensagens e ligações telefônicas é uma atitude bastante negativa no mercado de trabalho.
O profissional cheio de desculpas
Não é preciso saber de tudo para ser um bom profissional. Mas você não quer ser aquela pessoa que só sabe arrumar desculpinhas para justificar as falhas, não é mesmo? Alguém proativo e bem-intencionado sabe reconhecer os próprios erros e limitações e busca melhorar sempre que tem a oportunidade.
E aí, você está se esforçando para não ser um desses profissionais?