Como ser um profissional criativo e inovador?


Antes de pensar no que fazer para se tornar uma pessoa mais criativa e inovadora, é fundamental que você entenda de fato o que são esses conceitos. Por mais que seus significados sejam próximos e estejam fortemente entrelaçados no mercado de trabalho, há certas diferenciações relevantes entre eles.

O que é criatividade e inovação?

A criatividade, segundo os dicionários, é a capacidade de criar e inventar. É uma característica inerente ao ser humano que nos permite pensar em maneiras mais eficientes de fazer as coisas e tirar soluções de locais inesperados nas mais diversas situações. Você usa a criatividade diariamente na escola, no trabalho e até mesmo em suas relações sociais.
A definição de inovação pode ser colocada como o ato ou o efeito de inovar. É a criação do novo, motivada pela curiosidade e pela criatividade humanas, daí vem a proximidade dos dois conceitos. A inovação está presente em vários âmbitos, como nas ciências e nas artes. É ela que nos permitiu produzir uma série de inventos que facilitam a vida das pessoas diariamente.
É impossível precisar a criatividade e a inovação como coisas tangíveis, mas sim como características que precisam ser alimentadas por uma série de fatores. Tornar-se alguém mais criativo e inovador é um processo provocado por uma série de hábitos que a pessoa precisa adotar para a vida.

Dicas

Agora que você sabe um pouco melhor o que de fato são esses conceitos, nós te damos algumas dicas de hábitos que ajudam a desenvolver essas características tão importantes para a sua vida profissional.

Seja curioso

É preciso que você mantenha uma vontade constante de aprender, em qualquer âmbito da sua vida, desde as coisas mais técnicas até as mais abstratas. Olhe para o mundo ao seu redor e tente entender como ele funciona. Questione-se continuamente e vá atrás das respostas.

Faça diversos cursos

Invista em uma formação educacional diversa e de qualidade. Procure aprender mais sobre tudo aquilo que puder, por mais que não esteja intimamente ligado com a área escolhida por você. Entenda que todos os cursos contribuirão para o seu repertório profissional.
Gosta de marketing digital? Estude comunicação e publicidade. Além disso, aprenda um pouco mais sobre administração, vendas e programação de computadores, por exemplo. Esses conhecimentos extras vão fazer muita diferença para a sua visão sobre a profissão.

Esteja constantemente informado

Entenda de uma forma ampla o que está acontecendo no mundo ao seu redor, não somente os acontecimentos relacionados à sua área, mas também em relação a âmbitos mais gerais, como o econômico, o político e o social.
Utilize as redes sociais para seguir pessoas influentes no setor profissional de sua escolha. Saiba o que eles estão fazendo, o que estão falando e quais são as projeções deles para o futuro do setor.

Consuma conteúdos diversos

Preocupe-se com a formação do seu repertório pessoal. Enriqueça-o assistindo a filmes, ouvindo músicas, lendo livros e conhecendo obras de artistas importantes, por exemplo. Por mais que isso não esteja diretamente ligado à sua área de trabalho, entrar em contato com trabalhos criativos é muito importante para te dar referências. Pense que, por mais que pareça inovador, ninguém cria algo do nada. Você sempre vai buscar inspirações no que você conhece.

Esteja aberto a novas visões de mundo

Não fique fechado apenas em suas próprias concepções de mundo e em seus próprios valores de vida. Também não tenha pré-concepções tão rígidas sobre as coisas e faça o exercício constante de se colocar no lugar dos outros e entender como essas pessoas pensam. Em certos momentos, distancie-se totalmente daquilo que você conhece, questione-se e vá atrás de experiências novas.

Aprenda novos idiomas

Cada idioma que você aprender é um novo mundo que se abre à sua volta. Suas opções de cultura, de entretenimento e de estudos se expandem muito com o aprendizado de uma língua diferente da sua. Nesse sentido, o inglês se destaca como algo importante. Depois dele é possível partir para outros idiomas, como o espanhol, o alemão, o francês e por aí vai…

Viaje

Conhecer novos lugares amplia consideravelmente sua visão de mundo e te expões a novos modos de vida. E isso não precisa nem estar relacionado a uma viagem cara para a Europa ou para os Estados Unidos! Você pode ir para lugares próximos da região em que você mora, visitando uma cidade na qual nunca esteve antes e conversando com pessoas que possuem um ritmo de vida diferente do seu.

Entenda a criatividade e a inovação como processos

Por mais que certas pessoas apresentem a criatividade como um talento nato, ela é uma característica que pode ser desenvolvida e melhorada ao longo do tempo. É importante que você entenda isso como um processo duradouro que envolve um esforço contínuo de estar sempre alimentando suas capacidades criativas e inovadoras com novos conhecimentos e novas atitudes.

Bônus: acompanhe o blog do EducaJovem

O nosso blog sempre traz dicas importantes para te manter atualizado e te oferecer novos conhecimentos sobre diferentes assuntos. Acompanhe nossas publicações e esteja sempre de olho nas novidades!