As profissões mais procuradas no Brasil


Escolher uma profissão nem sempre é fácil. As inúmeras opções de cursos e áreas para investir tornam a escolha ainda mais difícil. É certo que, independentemente de profissão, é possível ser bem sucedido com o esforço necessário. Mas além disso, é importante ter uma breve noção das áreas que estão em ascensão e até mesmo o que o mercado de trabalho mais tem procurado.

Marketing digital

Assim como o mercado se modifica, os consumidores e os modos de consumo também. A cada dia que passa, é preciso estar mais atento às transformações pelas quais as vendas passam. O marketing digital é uma profissão em ascensão, pois ajuda as marcas a se adaptar às constantes mudanças que ocorrem no mercado. É uma área que depende de atualização constante para que possa sempre extrair as melhores estratégias e resultados.
Cursos para a área: publicidade e propaganda, propaganda e marketingmarketing, relações públicas ou áreas envolvidas em comunicação social.

Direito

Mesmo que a tecnologia avance, as pessoas mudem e as relações se transformem, sempre haverá necessidade de profissionais capazes de lidar com problemas e equilibrar os lados da lei. O direito não é só um dos cursos mais procurados, mas também uma das profissões que mais captam profissionais, independentemente de situação financeira ou área de atuação. Além da advocacia, também é possível seguir outras carreiras na área, a partir de concursos públicos.
Cursos para a área: direito.

Tecnologia da informação

Uma das profissões mais abrangentes é a de tecnologia da informação, por isso a grande procura. A necessidade de atualização dos sistemas, seja para proteção ou avanço de tecnologia, demanda cada vez mais profissionais altamente qualificados. A procura não é só do mercado, mas também das pessoas que têm interesse em atuar em tal área. É uma carreira muito promissora, que pode gerar muito prestígio financeiro e social.
Cursos para a área: sistemas de informação, engenharia da computação, ciências da computação e gestão da tecnologia da informação.

Medicina

A medicina não é só um dos cursos universitários mais concorridos no Brasil, como também uma das áreas que mais têm carência de profissionais. Independentemente dos avanços tecnológicos, a medicina é uma profissão que sempre terá mercado de trabalho.
Cursos para a área: medicina.

Engenharia

Um dos trabalhos mais tradicionais ainda mantém seu posto entre as profissões mais procuradas no país. O rápido desenvolvimento influenciado pela globalização, torna as relações da engenharia com o dia a dia fundamentais. Apesar das inúmeras ramificações da profissão, há algumas que estão em maior ascensão devido às necessidades da atualidade, como é o caso de construções civis e energia, entre outras.
As mais cobiçadas nos últimos anos são: engenharia de energia, engenharia civil, engenharia de telecomunicações e de petróleo.

Meio ambiente e agronegócio

Um dos setores considerados pilares da economia brasileira é o agronegócio. O crescimento da demanda interna e externa gera grande procura de profissionais especializados. Existem inúmeras ramificações dentro da área, como busca por tecnologias que ajudam na produtividade, e enriquecimento dos solos e espécies.
Cursos para a área: engenharia agrícola, agronomia, biotecnologia e tecnólogo em agronegócios.
Apesar de termos citado 6 diferentes profissões, existem inúmeras outras que são muito procuradas no mercado de trabalho. Conforme ocorrem as transformações sociais e econômicas, as demandas das áreas também se modificam. É essencial estar atento a cursos profissionalizantes e atualizações para se manter no nível de competição do mercado.