Como fazer um plano de carreira?


O começo da vida profissional é marcado por insegurança e falta de experiência. O jovem se vê diante de um mundo novo que precisa encarar com coragem e perseverança. Sem dúvida a chave para chegar lá é a organização, e é fundamental possuir todos os seus objetivos descritos e dispostos em um planejamento composto por atitudes e metas. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas essenciais para te ajudar fazer um plano de carreira eficiente.

1- Reconheça a importância disso

Antes de começar, você deve entender a relevância que um bom plano de carreira possui. Não é apenas um monte de coisas escritas no papel, mas sim a organização dos seus objetivos, que te permite definir metas tangíveis e realizáveis a longo prazo. Portanto, dedique-se e não faça seu planejamento apenas por fazer.

2- Faça uma autoanálise

Reserve um tempo para se autoavaliar, mensurar o que já tem feito até aqui, reconhecer os seus esforços e identificar seus pontos fortes e fracos. Esse exercício de conhecer a si mesmo é fundamental não somente para a carreira, mas para a vida como um todo, te deixando apto a traçar planos realizáveis que combinam com a sua personalidade.

3- Defina um objetivo principal

Feche os olhos e visualize aquilo que quer para o futuro. Imagine onde precisa estar para realmente dizer que alcançou seus sonhos. Permita-se sonhar com o sucesso, mas mantenha os pés no chão e não se concentre em alvos estratosféricos, mas sim em algo que seja plausível de acontecer.

4- Divida-o em objetivos menores

O objetivo principal é o ponto máximo, mas até lá deve-se passar por um caminho gradativo, com passos que te levam até o topo e degrau por degrau, tal qual uma escada! Definir propósitos menores te ajuda a ver o seu sonho se realizando, algo vital para manter sua motivação lá em cima.

5- Saiba do que você irá precisar

Agora é a hora de listar o que você precisa fazer para alcançar cada objetivo, desde os menores até o alvo principal. Seja cursar uma faculdade ou fazer cursos profissionalizantes: tudo o que julgar importante deve ser colocado no planejamento.

6- Trace metas

Não pense apenas nos cursos que quer fazer, mas também quando fazê-los, e defina prazos. Em que momento da sua vida você pretende estudar gestão empresarial? Quanto tempo levará para finalizar o curso de atendente de farmácia? É possível que essas datas se modifiquem com o tempo, mas você precisa ter um guia que te ajude a organizar sua preparação.

7- Crie um filtro

A vida profissional está cheia de escolhas, e é difícil você prever todas elas logo agora. Em razão disso, mais que apenas listar um plano, é preciso traçar um perfil para a sua carreira. Crie uma diretriz que defina o que é ou não importante para a sua trajetória. Assim, frente a uma situação decisiva, você saberá escolher uma opção que condiz com os preceitos do seu plano.

8- Esteja apto a mudanças

O planejamento não é um documento único e fechado a alterações. Afinal, a vida vai muito além disso. Em pouco tempo o cenário pode mudar e bagunçar metas definidas anteriormente. O primordial é revisar o seu plano a cada nova alteração que ocorrer, buscando sempre se adaptar à realidade posta perante seus olhos.