Como chamar a atenção do seu chefe em seu primeiro emprego


O mercado de trabalho está em crise, e você sabe como pode ser difícil conseguir uma oportunidade. Após entregar tantos currículos e passar por algumas entrevistas, você finalmente conseguiu a tão sonhada chance de mostrar seu potencial.
E depois disso, você se pergunta: o que deve ser feito para eu me manter nesta posição? O que você quer é impressionar seu chefe e mostrar que ele fez a escolha certa! Então veja abaixo algumas dicas para mostrar que você é a melhor pessoa para ocupar a vaga.

Seja honesto

Você terá que passar por um período de adaptação ao começar em um ambiente novo e profissional, e esse tempo pode variar. E nele, erros podem ser cometidos e podem fazer com que você se sinta dispensável e com medo de ser demitido.
Mesmo assim, não minta com a intenção de escapar dos problemas. Você foi escolhido entre diversas pessoas para estar ali e viram que havia potencial em você, então acredite nisso. Seu chefe merece a sua sinceridade e respeito. Então admita suas falhas e ele poderá te guiar durante seu caminho.

Seja responsável

Uma das principais qualidades que você deve ter é a responsabilidade. Isso significa que você deve cumprir suas tarefas, prazos e fazer tudo com qualidade. Ser responsável também é acompanhado da honestidade, então admita suas falhas e refaça qualquer coisa que tenha errado. Caso contrário, seu chefe e colegas de trabalho terão certeza de que você não foi uma boa escolha e isso pode causar uma demissão indesejada.  

Seja gentil

Apesar das frustrações e mágoas que a vida pode ter te trazido, guarde esses sentimentos negativos e deixe os problemas em casa. Manter uma atitude gentil e positiva deixará as pessoas mais receptivas a você, afinal qualquer pessoa gosta de ser respeitada e sentir que é importante.

Trabalhe duro

Fazer suas tarefas dando seu melhor é uma ótima característica, mas vá além. Caso algo tenha ocorrido (alguém ficou doente e se ausentou, por exemplo), pegue essa parte do trabalho pendente e tome para si. A humildade e a capacidade de se adaptação elevarão você a um novo patamar e você se destacará ainda mais.  

Aja de maneira profissional

Embora durante o dia a dia da empresa você possa ter mais liberdade na maneira de agir e se vestir, seja sempre pontual para chegar na empresa e tenha bom senso ao escolher suas roupas e acessórios. Siga as regras da companhia mesmo que os outros não o façam. Você nunca saberá quando as possibilidades de algo dar errado surgirão. E por último – mas não menos importante – jamais trate seu chefe de forma muito casual: ele está sempre de olho na sua conduta.
Gostou das nossas dicas? O EducaJovem sabe como o primeiro emprego é importante na vida de todo mundo. Por isso, não perca também outros conteúdos sobre esse assunto que podem te interessar em nossas publicações.