7 mitos e verdades sobre finanças pessoais


As finanças pessoais são o ato de gerenciar e planejar os gastos e investimentos por conta própria. Um dos maiores problemas da atualidade é o acúmulo de dívidas por não ter conhecimento de como administrar os gastos pessoais. Como há diversos comentários a respeito desse assunto, é comum nos confundirmos sobre o que é verdade ou mito. Juntamos 7 mitos e verdades para te ajudar a entender e administrar melhor as suas finanças. Confira aqui:

Só dá para poupar o que sobra no final do mês: MITO

As pessoas que fazem um bom planejamento financeiro não possuem sobras no final do mês: tudo o que restou é planejado e calculado. Saber dividir o dinheiro corretamente para todas as despesas necessárias ou desejadas é de extrema relevância para economizar. A boa divisão do que fazer com o que você ganha é um dos principais passos para um bom desempenho econômico.

Quem investe é porque tem muito dinheiro: MITO

Uma das maiores mentiras a respeito de finanças pessoais é a de que apenas pessoas com muito dinheiro podem fazer investimentos. Este recurso proporciona um retorno favorável, ou seja, não é necessário possuir uma grande quantia de capital para que seja aplicado. As pessoas que possuem noção de finanças sabem como enxugar os gastos e conciliar melhor o dinheiro que recebem com as despesas fixas, tornando possível aplicar uma parte do total.

Educação financeira ajuda a evitar e combater dívidas: VERDADE

A consciência do que se ganha e do quanto se gasta é uma das melhores formas de se manter longe de possíveis dívidas e complicações financeiras. O método de organizar as finanças pessoais faz com que se crie formas de manter as contas em dia sem se apertar no final do mês, afinal é difícil se perder quando se tem controle.

A base de finanças pessoais é a matemática: MITO

É claro que é necessário saber fazer contas básicas para administrar as suas finanças, mas isso não significa que matemática seja a base para isso. Entender a urgência de planejar, não ter atitudes financeiras impulsivas, entre outras características, é muito mais importante do que saber como calcular. Não tenha medo de administrar suas finanças na sua vida por conta do trauma da matemática!

Educação financeira é apenas para especialistas: MITO

O controle das finanças pessoais é para quem quer aprender a manter os gastos menores do que os ganhos. Não é necessário ser especialista para equilibrar a sua própria economia. Mais uma vez: é mais relevante entender quais devem ser as suas atitudes do que dominar os assuntos financeiros.

Educação financeira é para a vida toda: VERDADE

A partir do momento que você implementa as finanças pessoais na sua rotina e obtém resultados, não vai mais querer parar. Independente de momento da vida, é sempre preciso buscar equilíbrio financeiro para não sofrer as consequências das dívidas. Educação financeira é uma forma de aumentar os seus resultados com pequenas ações cotidianas.

Educação financeira pode melhorar os resultados nas empresas: VERDADE

Quando os problemas financeiros dos empregados diminuem, aumenta-se o rendimento. Sem preocupações sobre as dívidas que têm, os funcionários tendem a ser mais criativos e produtivos, já que diminuem as faltas e até mesmo o número de trabalhadores doentes.
Os inúmeros mitos que existem sobre finanças pessoais fazem com que as pessoas decidam não adotar essa prática. Saber como lidar com os desafios econômicos é extremamente relevante para se manter sem preocupações e estar apto a manejar suas finanças de maneira consciente.