Como conciliar os estudos com um estágio?


Começar o estágio é um momento de muita alegria para o estudante, não é mesmo? Inserir-se no mercado de trabalho e finalmente colocar a mão na massa é um passo importante no aprendizado. Mas aí vem o problema: como conciliar as coisas? É possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo? É claro! E o único jeito de fazer isso é tomando bastante cuidado com a organização, mas nós vamos te ajudar. Vamos lá!

Organize a rotina

A palavra-chave para fazer tudo dar certo é: planejamento! Sente-se, olhe para todas as coisas que você tem que fazer e organize-as por ordem de prioridade. O dia tem 24 horas e isso é bastante tempo! As muitas tarefas do dia a dia podem nos assustar e dar a impressão de que não daremos conta, mas relaxe, quando colocado no papel, tudo parece mais fácil e realizável.
Existem vários aplicativos que facilitam a vida e oferecem inúmeras funcionalidades gratuitas. Um bom exemplo deles é o Google Agenda, que você pode abrir no computador ou no celular e colocar seus afazeres, definindo intervalos de tempo, cores das atividades e até definindo alarmes! É a tecnologia a favor da sua organização.

Organize o tempo livre

Após ter em mãos uma rotina organizada, é possível ver com muito mais clareza quanto tempo a gente tem de sobra. É nesse momento que você pode fazer o que você mais gosta, como assistir a um filme, praticar esportes ou simplesmente ficar à toa ouvindo música.
Mas não se esqueça de definir suas prioridades. O que te faz mais feliz? O que te relaxa? Coloque isso na frente e não perca tempo com atividades que não lhe são prazerosas. Aí é só partir para a diversão!

Aprenda a dizer não

Infelizmente não podemos ter tudo nessa vida, e é preciso fazer escolhas. Nem sempre dá para sair logo depois do expediente ou ir ao cinema no sábado à noite, e é preciso ter maturidade para lidar com isso. Às vezes o cansaço bate e a única vontade é de ficar em casa assistindo nossa série preferida, o que é totalmente normal!
Abrir mão de certas coisas é inevitável, portanto é preciso definir prioridades e saber onde se quer chegar. Algumas coisas ficarão pelo caminho, mas não se preocupe, quando você alcançar seu objetivo, tudo terá valido a pena.

Mantenha-se motivado

O dia a dia pode parecer cansativo e a rotina difícil de encarar, mas quando você faz com paixão, tudo fica mais fácil. Pense nos seus sonhos e no tanto que você já batalhou até aqui. Não fique cego pelos pontos negativos; faça um esforço e procure se lembrar das coisas que você já conquistou. O caminho pode ser tão bom quanto a chegada. Lembre-se de que você está aprendendo e que muita coisa boa ainda está por vir!