Encceja 2017 vai usar questões de exames anteriores por falta de verba


O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 terá questões de edições passadas por causa dos altos custos para a elaboração de um novo banco de itens. Para este ano, a verba é de R$ 91.911.110,57 para a realização de todas as modalidades. 
Só Encceja Nacional, principal modalidade do exame, será aplicado para mais de 1,5 milhões de pessoas que pretendem obter a certificação do ensino fundamental ou médio. Há ainda a realização das provas para Privados de Liberdade no Brasil e no exterior, além dos estudantes brasileiros que estão morando em outros países. 
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as quatro aplicações do Encceja (por conta das diferentes modalidades), totalizam oito tipo de provas, sendo que cada uma traz 120 questões, sendo necessária a existência de 960 perguntas para que o exame seja aplicado sem comprometer a sua integridade. O órgão afirma que os temas permanecem atuais e explica que é feito um cruzamento de dados para que não haja repetição no conteúdo. 
Por conta da alta de demanda e dos valores que são gastos para a realização do Encceja, o Inep opta por mesclar questões inéditas com perguntas aplicadas em edições passadas. Por esse motivo, as provas não são disponibilizadas aos estudantes como é feito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, os participantes não têm ideia do que vão encontrar no Encceja 2017 e não podem estudar com base nos anos anteriores. 
Para o Inep, a ausência das provas para que os estudantes conheçam seu formato e possam estudar para o Encceja 2017 não compromete o desempenho do participante, já que foi disponibilizado um material gratuito e online para estudos

Volta do Encceja

A certificação do ensino médio pelo Encceja foi interrompida entre 2009 e 2016, já que a obtenção do certificado passou a ser feita por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), após a sua reformulação por áreas, divisão em dois dias e ampliação do número de questões e textos utilizados. 
Após o Enem 2016, o Inep constatou que o exame servia muito mais para o ingresso no ensino superior do que para a avaliação do ensino médio, que era a função inicial das provas. Com isso, o instituto optou por retornar à certificação para o Encceja. 
Com esse período de Encceja sem provas do ensino médio, houve uma grande diminuição no banco de dados das questões utilizadas para o exame. Portanto, para o Inep, são poucas as perguntas que serão reutilizadas na edição de 2017. 

Custos

Um exame para mais de 1,5 milhões de participantes gera altos gastos. O orçamento disponível deve cobrir a elaboração de conteúdo, impressão das provas, logística de aplicação e outros fatores. Confira abaixo o custo individual (por participante) de cada teste do Encceja:

Encceja 2017
O Encceja 2017 será realizado no dia 19 de novembro, após o adiamento feito pelo Inep por conta de atraso na licitação do exame. As provas serão realizadas nos dois turnos, sempre se baseando no horário de Brasília. Confira o cronograma:
 

Manhã

Abertura dos Portões: 8h
Fechamento dos Portões: 8h45
Início das Provas: 9h
Término das Provas: 13h

Tarde

Abertura dos Portões: 14h30
Fechamento dos Portões: 15h15
Início das Provas: 15h30
Término das Provas: 20h30

O Encceja para o ensino fundamental terá uma prova de 30 questões sobre Ciências Naturais, História e Geografia no período da manhã, e outras 30 perguntas à tarde de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática. 
As provas do Encceja do ensino médio contarão com 30 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, aplicadas pela manhã, além de 30 sobre Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias no período da tarde.
A redação será aplicada à tarde para todos os níveis (fundamental e médio). Esta parte do Encceja vale de 0 a 10 e a média necessária para a certificação é de 5 pontos. 
Nas provas objetivas, cada área tem pontuação máxima de 200 pontos. Para conseguir a aprovação, o participante precisa conseguir a média de 100 pontos em cada uma. 
Se a pontuação for alcançada em uma ou mais disciplinas, mas alguma área ficar com nota abaixo do necessário, o participante pode solicitar a declaração de proficiência, documento que possibilitará ao estudante fazer apenas as provas em que a média não foi alcançada, no próximo Encceja, para que obtenha o certificado. 
Os pedidos de certificados e declarações de proficiência são feitos nas Secretarias de Educação e instituições conveniadas ao Inep para a emissão do documento do Encceja. 
Mais informações no site do exame.