Dicas para se dar bem no estágio

DATA DE POSTAGEM: 26/02/2015
Leia o texto do palestrante Marcos Souza

Sem sombra de dúvida, uma das fases mais importantes na vida de qualquer aluno é o salto da escola para a universidade. Claro que todas as experiências são importantes. Da alfabetização ao vestibular somos marcados por grandes momentos. Mas a fase em que você vai depender de todo o seu histórico de vida escolar é quando você chega ao ensino superior.

O estágio é muito importante. É nesse momento que você terá a oportunidade de aplicar a teroria na prática. Dificilmente vamos saber qual estágio é melhor até entrar na empresa, mas preste atenção em 3 aspectos que certamente te ajudará a se dar melhor quando estiver estagiando:

- Oportunidade de aprendizado: Foi-se o tempo em que estagiário era contratado para tirar cópia de documentos ou atender chamadas telefônicas. Visto como uma mão-de-obra “barata”, o estagiário assume um papel de destaque dentro da empresa, embora sem reconhecimento. Não quero dizer que é para se deixar ser explorado, mas não se apegue a salário. A responsabilidade precisa ficar muito clara, no caso do estágio existe um gestor responsável para que o estagiário tenha orientações para trabalhar.

Mas o que acontece muito é que algumas (várias) pessoas falam: “não sou chefe para fazer isso”. De certa forma eu concordo, mas avalie se a atividade proposta te proporcionará aprendizado. Em muitos casos a resposta é sim. Então atitude para assumir o compromisso e determinação certamente farão toda diferença. Falhas acontecem, o importante é ficarmos atentos e se possível, antecipe-se aos erros.

- Comunicação aberta: Tudo bem, você é estagiário, mas nem por isso precisa ser ignorado. Os verdadeiros líderes não desapreciam novas ideias e sugestões. Se você conseguir estabelecer um bom canal de comunicação com o seu líder e equipe, já será um bom sinal.

Lembre-se que piadinhas e brincadeiras são bem-vindas, desde que não haja exageros ou que sejam feitas nas horas menos apropriadas. Deixe o seu desconfiometro sempre calibrado.

- Faça cursos complementares: Você está recebendo uma tonelada de informação na faculdade e no trabalho e você acha que é o suficiente? A resposta é não! Saiba dividir o seu tempo e tenha ciência de que haverá muitos momentos em que você terá que optar entre ir aquela mega festa ou ficar estudando para uma prova final. Não aconselho ninguém a ficar sem vida social, mas em alguns momentos você terá que abrir mão da diversão para investir em conhecimento.

Se você está estagiando e precisa ter habilidades com Excel e não tem tanto conhecimento, já sabe o que precisa fazer, certo? Um curso de Excel. Se você está numa empresa onde as pessoas tem contato com estrangeiros, porque não começar a fazer um curso de inglês? São pequenas coisas que a curto, médio e longo prazo certamente te trará muitos benefícios.

Pense no amanhã com o foco no hoje e certamente você colherá bons frutos.