6 experiências que valorizam o seu currículo


6 experiências que valorizam o seu currículo
No mercado de trabalho, as oportunidades de se começar uma carreira numa empresa não estão sempre a nossa disposição por isso é preciso estar preparado para quando esse momento chegar. Ter um currículo bem escrito e objetivo é um diferencial, mas é preciso que as informações que estão nele sejam adequadas e que você tenha cursos e experiências que te destaquem em relação aos outros concorrentes. Neste texto, vamos te mostrar seis experiências que valorizam seu currículo.

1 - Curso de idiomas

Hoje em dia, ter no currículo a habilidade de se comunicar em inglês já não é um diferencial tão forte, portanto, invista em outras línguas, como espanhol, francês e mandarim. Essas línguas são populares no mundo e faladas em diversos países. Ter conhecimento de outros idiomas é fundamental se você quer uma boa vaga no mercado de trabalho.

2 - Intercâmbios

Experiência internacional também é algo valorizado por recrutadores. Independentemente do tipo de intercâmbio, seja ele para aprender uma nova língua, para trabalhar ou para atividades voluntárias, essa experiência mostra que o candidato teve contato com algum idioma diferente e que se desenvolveu em questões pessoais.

3 - Trabalhos voluntários

Os candidatos que prestam algum tipo de trabalho voluntário demonstram algumas características diferenciais em suas personalidades, como responsabilidade, empatia, respeito ao próximo e comprometimento com as causas dos outros.

4 - Cursos de informática e de tecnologias

Os cursos de informática, que já tinham destaque no currículo, hoje em dia ganharam mais importância, já que o mundo está cada vez mais conectado e interativo. Muitas empresas exigem que o candidato tenha cursos de softwares, portanto, correr atrás desse tipo de formação é uma necessidade.

5 - Líder de grêmio estudantil

No âmbito escolar e universitário, algumas experiências podem te destacar quando comparadas às dos outros candidatos. Estar presente na vida do grêmio estudantil da sua escola ou da faculdade mostra uma capacidade de liderança e de engajamento em questões de uma comunidade.

6 - Oratória

Nem todo mundo nasceu com a facilidade de falar bem em público, não é mesmo? Se você não se sente seguro para enfrentar esses momentos, um curso de oratória é uma ótima ideia, uma vez que você aprenderá técnicas para driblar o medo e falar o que você precisa de maneira clara, objetiva e segura. Esse tipo de experiência engrandece o seu currículo, pois demonstra interesse no seu desenvolvimento profissional e empenho para alcançar um cargo de destaque no mercado de trabalho.
Preparar-se para uma oportunidade exige bastante empenho, dedicação e preparação. Então, saiba quais são os tipos de experiências, de cursos e de formações mais pedidos na sua área, para assim você estar preparado no momento que a oportunidade bater à sua porta.
Quer mais dicas sobre o mercado de trabalho? Confira o nosso blog!