Você é realmente feliz no trabalho?

Você é realmente feliz no trabalho?
Na correria do dia a dia, é comum que as pessoas cumpram suas tarefas de maneira automática, esquecendo muitas vezes de suas motivações e propósitos. No mercado de trabalho, é fundamental analisar se o que você está fazendo e produzindo te faz realmente feliz. Para ajudá-lo nessa avaliação, vamos destacar alguns pontos para você analisar. Confira!

Motivação

Quando se está feliz no trabalho, a motivação é mais evidente! Há mais interesse para ir trabalhar, resolver as questões do cotidiano e buscar se atualizar profissionalmente, pois o emprego te satisfaz e te realiza.

Está vivendo no piloto automático?

Uma das consequências da falta de motivação é viver profissionalmente sem perspectivas e ambições, apenas de maneira automática e rotineira. Portanto, analise se no seu trabalho você está conseguindo seguir o seu plano de carreira e, principalmente, se o seu trabalho preenche as suas expectativas profissionais para o momento de vida em que você se encontra.

Como é a sua vida fora do trabalho?

Trabalhar em algo que consome muita energia e te desestimula a fazer atividades prazerosas na sua vida particular é um forte indicador de infelicidade no trabalho. Isso porque as preocupações e chateações profissionais podem estar indo além do tempo necessário.

Cuidado com maus hábitos

Muitas pessoas recorrem a hábitos pouco saudáveis para compensar a insatisfação e frustração com o trabalho, portanto preste atenção se você está se alimenta com comidas saudáveis, pratica esportes e consegue dormir bem. Caso seu emprego esteja te fazendo feliz, provavelmente você terá mais motivação para viver de maneira mais saudável.

Você gosta do que faz?

Pode parecer uma pergunta óbvia, mas não é raro encontrar pessoas que estão trabalhando apenas pelo dinheiro e não gostam realmente do que fazem. Então responda para si mesmo, com sinceridade, se você gosta daquilo que faz profissionalmente. Se gostar, as chances de você estar feliz no trabalho são bastante grandes, mas se descobrir que não está satisfeito, então está na hora de buscar aquilo que te motiva e te traz felicidade.
Analisar como está a sua vida profissional pode ser trabalhoso, mas é muito importante para saber se você está feliz com a sua ocupação ou se está na hora de buscar outro emprego.
Se você quer saber mais sobre mercado de trabalho, que tal conferir outros textos que estão no nosso blog?