Quer trabalhar no exterior? Saiba como se preparar para uma oportunidade!

 Quer trabalhar no exterior? Saiba como se preparar para uma oportunidade!
Trabalhar no exterior pode ser um grande atrativo para muitas pessoas, principalmente para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. Porém, só a vontade de ir não é suficiente. São necessários vários requisitos para conseguir uma oportunidade. Confira neste texto como se preparar corretamente para concorrer a uma vaga de trabalho internacional.

Pesquise sobre o país

Morar em outro país é completamente diferente de passar uns dias viajando a lazer. Por isso, tenha certeza de qual país você gostaria de morar e pesquise muito sobre como são as coisas por lá, o custo de vida, a cultura, os costumes, a comida, etc. Todas as informações que você puder coletar serão úteis para colocar na balança durante a decisão. O processo de imigração também deve ser analisado nessa hora, já que há diferenças e exigências particulares para cada lugar.

Encontre empresas na sua área

Outra pesquisa fundamental é sobre as empresas que oferecem vagas de trabalho para estrangeiros na sua área. Para determinadas áreas, como a de programação, o número de oportunidades são maiores, então faça uma varredura sobre quais são as suas opções e se você se encaixa no perfil das empresas. Procure saber também como é o mercado de trabalho no país em que você deseja morar, assim você pode ter uma noção geral de como é o funcionamento da vida profissional do lugar.

Deixe seu currículo impecável

Seu currículo é a sua identidade na hora de tentar uma vaga de trabalho, e se você pretende concorrer com pessoas de outros países, ele precisa estar bastante claro e objetivo. Jamais invente informações e, se for possível, coloque um portfólio junto, para que os recrutadores conheçam um pouco mais do seu trabalho. Além disso, é fundamental que você envie uma versão do seu currículo na língua oficial do país ou em inglês.
Vale a pena lembrar que muitas empresas analisam o perfil do candidato no LinkedIn, então mantenha a rede social atualizada e com informações verdadeiras. Lembre-se de deixar as suas informações profissionais em inglês, afinal seu perfil pode ser visto por empresas do mundo inteiro.

Conheça o idioma

Estar numa cultura diferente já é uma barreira natural, e quando não se conhece o idioma nativo, a adaptação pode ser ainda mais difícil. Portanto, aprenda a língua do local, para que as suas chances de conseguir a tão sonhada vaga sejam maiores. Muitas vezes o inglês não é o bastante para se destacar para os recrutadores, então invista no estudo de outras línguas.

DICA EXTRA

Se você estiver decidido a mudar de país para trabalhar, procure conversar com pessoas que já fizeram esse caminho e podem te ajudar a entender melhor como é, na prática, o processo de retirada de visto de trabalho, como é o cotidiano da cidade, quais os problemas que já enfrentou e quais os pontos positivos de morar fora do seu país. Essas conversas são extremamente importantes para que se tenha a real noção do que esperar quando escolher se mudar.
Você tem vontade de conseguir um emprego em outro país? Conte aqui nos comentários para onde você deseja ir! Aproveite e confira outros textos do nosso portal que podem te ajudar nesse processo.