Quais são os principais tipos de entrevistas de emprego?

Quais são os principais tipos de entrevistas de emprego?
Conseguir uma vaga no mercado de trabalho nem sempre é uma tarefa simples. Além de você ter que se manter atualizado e buscar informações que enriqueçam seu currículo, a concorrência muitas vezes é enorme. Por isso, é preciso estar preparado para se destacar nas entrevistas que surgirem. Pensando nisso, nós listamos os seis principais tipos de entrevistas de emprego para você entender como elas funcionam. 

Entrevista técnica

Nesse tipo de entrevista, o candidato é perguntado a respeito de suas experiências profissionais e formação acadêmica, técnica ou profissionalizante. Geralmente, além da conversa, a pessoa é submetida a uma prova de conhecimentos específicos da área a que está concorrendo.

Entrevista comportamental

Semelhante ao exemplo anterior, na comportamental o concorrente à vaga também passa por avaliação escrita e verbal. Na conversa, porém, é analisada a personalidade da pessoa e se o perfil dela se encaixa com as políticas e o regimento interno da empresa. Nesse caso, o contato entre candidato e recrutador é maior, para que seja possível ter mais material de análise.

Entrevista em grupo

Nas entrevistas em grupo, o candidato tem espaço para se apresentar para os demais e contar brevemente a sua trajetória profissional. Muitas vezes, após esse momento acontecem as dinâmicas de grupo, situação em que os concorrentes são separados em pequenos grupos e devem criar ou buscar soluções para os temas propostos pelos avaliadores. Esse momento é importante, pois é quando a pessoa tem a oportunidade de expor suas ideias e mostrar como ela se comporta trabalhando em grupo. Atente a este último item, pois mostra ao seu avaliador se você sabe ouvir o que o outro tem a falar e é flexível com ideias contrárias às suas. 

Entrevista painel

O painel é um recurso utilizado pelas empresas em situações em que diversos avaliadores entram em contato com o concorrente, lhe fazem perguntas a respeito de suas experiências profissionais e apresentam situações reais relacionadas à empresa para que a pessoa tome decisões e as justifique. Os painéis podem ser de papel ou apresentações de PowerPoint, e o tempo nem sempre é longo, então selecione bem o que vai falar.

Entrevista com estudo de caso

Em ocasiões como essa, é proposta ao candidato uma série de problemas referentes ao mercado da área em que está concorrendo, para que ele elabore soluções e apresente para o avaliador explicando suas ideias e conclusões.

Entrevista por telefone

Em geral é a fase inicial dos processos seletivos, e muitos candidatos pensam que não são tão importantes. Nesse primeiro contato, o avaliador pode fazer perguntas sobre questões que não estejam no currículo e já ter uma noção de como o candidato se comporta. Portanto, tenha atenção e não subestime essa etapa.
Agora que você já conheceu os tipos de entrevistas de emprego, prepare um bom currículo, controle o nervosismo e boa sorte! Confira outros textos aqui do nosso blog que vão te ajudar na hora de se colocar no mercado de trabalho.