Entenda a diferença entre os programas de estágio e trainee

Entenda a diferença entre os programas de estágio e trainee
A entrada no mercado de trabalho nem sempre é fácil, não é mesmo? Mas você sabia que os programas de estágio e trainee podem facilitar na hora de conseguir a tão sonhada vaga? Você sabe a diferença entre esses dois tipos de programas? Confira como funcionam e as principais características de cada um.

Estágio

Os estágios são programas em que a pessoa precisa estar cursando a faculdade, portanto há uma relação entre estudante, instituição de ensino e empresa contratante. Sua função é fazer com que os alunos tenham experiências profissionais em empresas do ramo do curso escolhido. 
Por não ter concluído o curso, o estudante não é amparado pelas leis trabalhistas, mas fique calmo, pois existe uma lei regulamentada em 2008 que deixa claro seus direitos e deveres.
Segundo o regulamento, os estágios podem ser ou não remunerados, e a carga horária de trabalho deve ser de até 6 horas por dia. Além disso as empresas não assinam a carteira de trabalho, mas são obrigadas a dar férias aos estudantes que tenham contrato de no mínimo 6 meses.
Em muitas empresas há a cultura de efetivação após o período de estágio, por isso é sempre importante encarar com seriedade as oportunidades.

Trainee

Os programas de trainee são voltados para pessoas recém-formadas em um curso de graduação. O objetivo desse tipo de serviço é capacitar as pessoas para exercerem cargos de liderança. Com duração de 2 anos, o aprendiz é exposto a grandes desafios e participa de projetos de alta complexidade. 
De modo geral, as empresas fazem com que os trainees passem por todos - ou quase todos - os setores para entender o funcionamento de cada etapa.
A lei trabalhista também abrange quem é aprovado nos processos de trainee, portanto eles também trabalham 8 horas por dia, têm direito a salário, férias, benefícios e 13º salário.
As vagas para programas de trainee, de modo geral, são baixas, uma vez que duram 2 anos e a rotatividade das vagas é baixa.

Dedique-se

Na hora das contratações, as empresas valorizam muito as experiências profissionais vividas durante e depois da graduação. Por isso, invista em programas de estágio e trainee e enriqueça o seu currículo.
Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias sobre estágios e trainees aqui em nosso portal.