ProUni 2019/1: resultado está disponível para consulta


O resultado do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019/1 foi divulgado na quarta-feira, 6 de fevereiro. A comprovação das informações nas instituições serão recebidas até o próximo dia 14.
Os candidatos pré-selecionados nesta primeira chamada terão que apresentar a documentação comprobatória para confirmar suas informações de inscrição no ProUni. É preciso acessar os sites da instituições para saber se há alguma etapa adicional para os convocados.
A previsão é de que uma segunda chamada seja feita em 20 de fevereiro, contando com comprovação das informações até o dia 27 seguinte. Já a lista de espera terá sua manifestação de interesse em 7 e 8 de março, oportunidade destinada a quem não for convocado nas duas chamadas regulares do ProUni, com resultado esperado para o dia 11 do mesmo mês.

Como foi o ProUni

O MEC ofereceu 243.888 bolsas de estudo no ProUni2019/1, sendo 116.813 integrais (100%) e 127.075 parciais (50%). As oportunidades foram exclusivas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e teve média de 450 pontos nas provas e não zerou a redação.
Além da participação no Enem 2018, os candidatos tiveram que se enquadrar em um dos critérios abaixo:
=> Ter estudado todo o ensino médio em escola da rede pública;
=> Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
=> Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
=> Ser pessoa com deficiência;
=> Ser professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica e esteja no quadro de pessoal permanente da instituição pública.
Foi preciso informar a renda familiar para saber qual tipo de bolsa estava disponível para cada candidato. Os descontos foram divididos assim:
  • Renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa: bolsa integral (100%)
  • Renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa: bolsa parcial (50%)
Mais informações no site do ProUni.