7 tipos de negócios que dão certo no Brasil


Investir em um novo negócio é um processo que demanda tempo e muito estudo. É preciso se preparar bastante para encontrar um setor que seja viável economicamente e atenda às expectativas do empreendedor.

Nesse sentido, considerar o panorama do mercado como um todo é um exercício fundamental. Para te ajudar, nós separamos alguns tipos de negócios que merecem destaque no Brasil e estão constantemente colocados como as opções mais viáveis para quem deseja investir.

Bares e restaurantes

O mercado de alimentação mantém uma expansão média de 10% anuais. Nos últimos tempos, o que se tem visto é um aumento das expectativas para o setor, principalmente graças aos novos aplicativos de entrega a domicílio e às mudanças que convergem para uma regulamentação mais favorável aos proprietários.
Além disso, houve o crescimento do comércio de alimentos alternativos, dando destaque aos produtos livres de conservantes e glúten, além das dietas veganas e vegetarianas.
Os desafios do setor se concentram em esforços para encontrar a inovação necessária que ofereça destaque perante o mercado. Manter a qualidade dos produtos servidos e do atendimento é uma parte importante para o sucesso de qualquer estabelecimento comercial de venda de alimentos e bebidas.

Farmácias

A preocupação com a saúde é uma constante que deve estar presente em qualquer sociedade. Nesse sentido, é possível pensar que a venda de remédios é algo que não depende tanto da onda do mercado, já que é um bem necessário à população. Os grandes desafios na abertura de novas farmácias e drogarias diz respeito à concorrência, o que pede uma capacidade de inovação dos seus gestores.
O ponto principal na abertura de um novo empreendimento como esse é a busca pela confiança dos clientes. A decisão de comprar em uma drogaria ao invés de em outra não se refere apenas ao preço; outros atributos como a qualidade do atendimento, a ajuda de profissionais capacitados e a aparência limpa do local também fazem diferença.

Salões de beleza

Esse setor é capaz de usufruir do crescimento de outros mercados associados, como o de vendas de cosméticos e produtos de beleza. Inclusive o comércio desses artigos pode estar dentro dos salões de beleza Brasil afora.
Outro fator positivo é a variedade do mercado, que proporciona oportunidades que vão muito além apenas dos cortes de cabelo. No setor, é possível investir em outros serviços focados nos tratamentos estéticos, oferecendo cuidados de beleza aos clientes. Além disso, os salões de beleza podem ser voltados para diversos públicos, desde os mais abastados até os mais humildes.

Construção civil

O mercado da construção civil também chama a atenção pela variedade de empreendimentos que podem ser iniciados no setor. Enquanto as grandes construtoras exigem orçamentos pesados até mesmo no começo do negócio, outras opções se fazem viáveis para quem não possui tanto dinheiro para investir. Escritórios de arquitetura, pequenas empreiteiras e imobiliárias são exemplos nesse sentido.
Um outro fator importante é que o mercado de construção civil é importante para o crescimento do país como um todo. Os investimentos na área têm um peso significativo para a economia e, em épocas de crescimento econômico, encontram mais oportunidades de desenvolvimento motivados por outras empresas de áreas próximas ou até mesmo do próprio governo.

Franquias de educação

Nos últimos anos, os brasileiros têm procurado por especializações em busca de melhorar a qualidade da mão de obra oferecida. Houve um crescente investimento na formação técnica, que ganhou espaço graças à rápida inserção no mercado de trabalho proporcionada pelos cursos profissionalizantes.
As franquias se colocam como boas opções porque já trazem consigo um modelo de negócios que deu certo em diferentes locais. O investidor já recebe uma metodologia pronta e recebe todo o suporte da franqueadora para implantar as ideias em sua região. Investir nesses sistemas, além dos retornos financeiros, ajuda a contribuir para a educação do país como um todo.

Assistência técnica e manutenção

As áreas de assistência técnica e manutenção também merecem destaque pela versatilidade dos seus focos. Podemos encontrar empresas voltadas ao conserto de eletrodomésticos, companhias especializadas em reparação de maquinário para grandes indústrias ou oficinas de carros e motocicletas.
A necessidade de reparo dos mais variados produtos é uma constante, principalmente em épocas de recessão econômica e aumento dos preços dos artigos. O desafio da área são os investimentos na especialização da mão de obra, visando ofertar serviços de qualidade e consertos que durem bastante tempo e agradem o cliente.  

Desenvolvimento digital

O setor de inovação tecnológica também é responsável por auxiliar no desenvolvimento do país como um todo, e o mercado está aquecido, apresentando propensão de crescimento para o futuro. Um exemplo é o marketing on-line, que recebeu um aumento de 25% no seu orçamento, possibilitando a abertura de agências especializadas em criação de sites e produção de artigos publicitários para a web.
O desenvolvimento de jogos e aplicativos também merece destaque. É comum vermos exemplos de empresas que criam apps muito utilizados com um orçamento reduzido, conseguindo colocar-se no mercado e gerar empregos.