6 coisas que você pode fazer para conseguir uma promoção


Conseguir uma promoção para um cargo mais alto é o grande objetivo de quem está trabalhando na mesma empresa há um certo tempo. Mostrar toda a sua competência na função e chamar a atenção dos seus gestores são dois passos importantes para chegar lá. No post de hoje, nós vamos te ensinar mais algumas coisas que você pode fazer para se destacar no trabalho e obter maiores chances de ser promovido.

Desenvolver suas habilidades sociais

Manter boas relações sociais no ambiente de trabalho é fundamental para se destacar dentro da empresa. As pessoas precisam confiar em você e te enxergar como alguém amistoso e fácil de lidar. Com o tempo, seus chefes perceberão como a equipe gosta da sua personalidade e se sente confortável em trabalhar com você.
Faça algumas avaliações de si mesmo e entenda como está agindo nos seus relacionamentos. Se notar problemas, busque mudar alguns hábitos e se esforçar a fim de se tornar uma pessoa mais aberta. Caso necessário, procure ajuda médica ou orientação psicológica.

Desenvolver  sua inteligência emocional

Além daquilo que você externa para os outros, é preciso olhar para dentro de si. E isso envolve esforços no sentido de controlar suas emoções e atitudes. Uma pessoa que consegue trabalhar sob pressão e manter a calma em momentos delicados é muito bem vista dentro do ambiente de trabalho, tornando-se um ponto de confiança para os gestores.
Para conseguir uma melhor estabilidade das suas emoções, é preciso investir no desenvolvimento da inteligência emocional. Concentre seus esforços no sentido de compreender os seus sentimentos e motivações. Também é possível buscar ajuda psicológica para resolver problemas que estão além do seu alcance.

Cursos profissionalizantes

Aumentar seu background educacional é primordial para alçar cargos mais altos no trabalho. Você pode buscar por cursos profissionalizantes e expandir seus conhecimentos em áreas correlatas à que escolheu. Além disso, pode escolher certas formações básicas que são essenciais para qualquer profissão.

Aprender novos idiomas

Geralmente os cargos mais altos costumam exigir funcionários que dominam mais de um idioma. E nesse sentido, o inglês é fundamental, principalmente por ser considerado a língua universal. Preencher esse quesito é muito importante para te candidatar a uma promoção, já que a empresa pode optar por contratar alguém capacitado que está lá dentro ao invés de procurar outra pessoa de fora.

Mostrar-se preparado para aceitar desafios

Mostre no dia a dia que está realmente compactuado com a empresa e apto a dar o melhor de si, inclusive aceitando os desafios que a rotina pode impor. Isso significa apresentar resultados e ser aquela pessoa à qual se pode recorrer sempre que precisar. É preciso fazer seus superiores confiarem no seu trabalho e acreditarem que você consegue realizar funções mais exigentes e complexas.

Estar em constante evolução

Esteja sempre antenado às novidades do mercado e tudo o que tem sido feito na sua área. Você pode seguir pessoas influentes no setor e participar de encontros e feiras, por exemplo. O importante é estar sempre a par das novas tecnologias e de maneiras de fazer o seu trabalho. Além do objetivo de se destacar no trabalho, manter-se atualizado vai te ajudar a conversar com os seus superiores e apresentar soluções mais viáveis para os problemas.