Recebeu seu primeiro salário? Veja como aproveitá-lo!


Depois de estudar muito, enviar diversos currículos, participar de várias entrevistas e ser finalmente contratado, vem aí mais um marco importante para a sua carreira: seu primeiro salário! E para não fazer esse momento tão bacana perder toda sua importância, que tal descobrir como aproveitá-lo da melhor forma? Vamos lá!

Comece uma reserva de emergência

Nunca se sabe quando uma emergência pode surgir, não é mesmo? Um pet doente, uma viagem não programada, um aparelho eletrônico importante quebrado — muita coisa pode acontecer de repente, e ser pego de surpresa não é nada legal. Uma das melhores maneiras de se prevenir contra esses acontecimentos é criar uma reserva de emergência.
Deixar de gastar um pouquinho por mês para colocar em uma conta poupança ou em um título de investimento de curto prazo é uma ótima ideia para quem quer manter o controle da vida financeira. Mas lembre-se de manter o foco, escolher um objetivo e não parar de construir sua reserva de emergência até chegar lá!

Cuidado com as dívidas

Não tem jeito: ninguém escapa da animação ao receber o primeiro salário. Dá vontade de dar uma festa, comprar roupas novas, parcelar um videogame novo ou até viajar. Mas vamos com calma, você precisa tomar bastante cuidado com a dívidas.
Endividar-se logo no começo da vida financeira é uma péssima ideia. Viver fora do seu orçamento pode gerar dores de cabeça que talvez não sejam sentidas agora, mas que vão durar anos. Não cometa esse erro e esteja ciente das suas limitações financeiras!

Faça um planejamento mensal

E para manter o controle da sua vida financeira, que tal já planejar todos seus gastos no mês? Traçar metas para categorias como transporte, alimentação e lazer é uma ótima ideia para conseguirmos enxergar de maneira mais clara onde devemos ter mais cuidado na hora de usarmos nosso dinheiro tão suado.
E para manter esse controle, é preciso anotar tudo! Uma simples planilha no Excel é o suficiente para fazer esse planejamento, mas se você quer algo um pouquinho mais complexo e acessível a todo momento, os aplicativos de finanças fazem um ótimo trabalho!

Pense no futuro

Sabe aquele papo que ouvimos desde criança de que precisamos pensar no futuro e que é preciso se preparar desde cedo para ter uma vida mais tranquila? Pois é, você precisa levar isso a sério a partir de agora. Além do controle financeiro necessário para manter seu padrão de vida sem nenhum susto, você também deve começar a se preparar para o futuro.
Entrar no “mundo adulto” e ver todas essas informações sobre dinheiro circulando por aí pode ser um pouco assustador no início, mas não se preocupe! É bem mais tranquilo do que parece. Apenas lembre-se de que você precisa ficar um pouquinho mais antenado com essas coisas, portanto, esteja sempre aberto a aprender mais sobre finanças.

Comemore, você merece!

Não deixe de aproveitar! Afinal, não é todo dia que recebemos nosso primeiro salário, não é mesmo? Compre aquela besteira que você sempre quis, vá a um restaurante um pouquinho mais caro, faça aquele rolê bacana com os amigos — seja o que for, aproveite! Mas lembre-se de ser consciente com seu dinheiro para não ter problemas no futuro.