Enem 2017: notas dos treineiros e espelho da redação são publicados


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta segunda-feira, 19 de março, o acesso às notas dos treineiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e o espelho da correção da redação de todos os participantes.
São considerados treineiros os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e que fizeram as provas apenas para saber como está o nível de conhecimento deles. Conforme números do Inep, dos mais de 6,7 milhões de inscritos no Enem 2017, 523.417  foram treineiros. 
desempenho dos demais participantes do Enem foi divulgado no dia 18 de janeiro. Eles puderam usar essas notas para se inscrever em programas como SiSUProUni e Fies
As provas do Enem 2017 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Os candidatos produziram uma redação e responderam 180 questões objetivas de Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Espelho da redação 

O Inep também divulgou hoje o espelho da redação do Enem 2017 para todos os participantes. O espelho está disponível apenas para consulta, não sendo permitido apresentar recursos.
Os candidatos fizeram a redação no primeiro dia de provas, em 5 de novembro. O tema foi  “Desafio para Formação Educacional de Surdos no Brasil”. Alguns estudantes consideraram o assunto complexo por tratar de um problema que atinge uma parcela específica da população. 
Do total de pessoas que fizeram a redação, apenas 53 tiraram nota mil no texto. No Enem 2016, foram 77 e, no Enem 2015, 104 tiveram desempenho máximo no texto. 
Enem 2018
Conforme o cronograma liberado pelo Inep, as inscrições para o Enem 2018 poderão ser feitas de 7 a 18 de maio. As provas estão marcadas para 4 e 11 de novembro. O Edital, com todas as informações, deve sair nesta quarta-feira (21).