A importância de divertir os alunos em sala de aula


Matérias extensas e complexas, aulas longas, cansaço, tecnologia ativa e cobranças de todo o lado. Estudar é muito mais do que ler e entender sobre determinados assuntos, é preciso dedicação, paciência, foco e, principalmente, estar atento a todo momento para garantir que o estudo seja eficaz. Esse trabalho, aliás, vem das duas partes, dos professores aos alunos.
No entanto, com a tecnologia cada vez mais em alta, com crianças e jovens em geral quase sempre conectados, é difícil chamar a atenção dos alunos em meio a tantas adversidades. Para diversificar o conteúdo e garantir uma maior interatividade, os professores e as instituições tem investido em métodos de ensino que fogem do tradicional. Além de videoaulasaplicativos, recursos holográficos e de mídia em geral, muitos tem dado preferência à aulas mais divertidas e dinâmicas por meio de atividades diferentes.
Segundo especialistas, é de extrema importância que os profissionais procurem maneiras diferentes de aplicar a matéria em sala de aula. Isso porque, a tendência, principalmente nessa era tecnológica, é de que os estudantes se distraiam mais facilmente.
Recomenda-se que os profissionais busquem aulas mais dinâmicas e que saiam do básico. Dessa forma, em vez de apenas escrever na lousa, eles podem apostar em uma aula mais expositiva, com falas e exemplos. Além disso, há quem prefira apostar na tecnologia e utilizar o período em sala de aula apenas para debater ou apresentar temas a fim de garantir a interação entre alunos e professores.
O ideal, ainda, é que independente da forma utilizada, ela não se torne frequente. Isso porque, depois de um tempo, essa metodologia pode cansar ambos os lados.

Atividades em sala de aula

Uma das melhores formas de divertir os alunos em sala de aula é por meio de atividades, dinâmicas e jogos. Além de permitir que as pessoas interajam entre si, é possível que elas desenvolvam um maior interesse em descobrir a matéria e em aprender. Isso porque, elas passam a descobrir o novo e, como sabemos, tudo o que é novo, é interessante.
Há uma infinidade de modelos de atividades que podem ser utilizados. Para saber qual é o mais adequado para cada turma, é preciso levar em consideração fatores como idade, nível de escolaridade e, claro, quais as matérias que devem ser estudadas.
Em geral, são indicadas iniciativas que incentivem a discussão. Nesse caso, dinâmicas ou discussões após apresentação de trabalhos, vídeos ou palestras, são uma ótima pedida. Em casos mais específicos, como de estudantes prestes a realizar algum exame, uma boa dica é apostar em quizzes ou testes. Dessa forma, é possível realizar rankings e ainda entender as dificuldades dos alunos para que eles possam se desenvolver melhor na prova.
Para crianças menores, também são indicados jogos educativos que estimulem a memória ou, simplesmente, ajudam a decorar o alfabeto e a tabuada, por exemplo.